quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Taekwondo: lutador do Afeganistão conquista primeira medalha da história do país

20/08/2008 - 09h31
Afegão derrota campeão mundial e conquista 1ª medalha da história

Das agências internacionais
Em Pequim (China)

O afegão Rohullah Nikpai deu ao seu país a primeira medalha olímpica da história ao conquistar o bronze na categoria até 58 kg do taekwondo nesta quarta-feira em Pequim ao derrotar o espanhol Juan Antonio Ramos, atual campeão mundial, por 4 a 1.

Nikpai derrotou o algoz do brasileiro Marcio Wenceslau, vice-campeão mundial em 2005, nos Jogos Olímpicos. Ramos venceu Wenceslau no ponto de desempate por 3 a 2.

O mexicano Guillermo Perez foi medalha de ouro ao vencer o dominicano Yulis Gabriel Mercedes.

O melhor resultado de um afegão em qualquer esporte olímpico até agora era o quinto posto de Mohammed Ebrahimi na luta livre nos Jogos Olímpicos de 1964.

Nikpai, de 21 anos, terminou em 33º no Mundial de 2007 em Pequim, mas ganhou a medalha de bronze nos Campeonatos asiáticos de 2008.

Para subir ao pódio em Pequim, o afegão eliminou na primeira rodada um aspirante ao título, o alemão Levent Tuncat, antes de cair contra o mexicano Guilhermo Perez, que se classificou logo para a final, permitindo a Nikpai disputar a repescagem aberta aos rivais derrotados pelos finalistas.

O Afeganistão, que conta com uma delegação formada por dois homens e duas mulheres em Pequim, tem outra chance de pódio olímpico com Nesar Ahmad Bahawi, um dos favoritos na categoria abaixo de 68 kg que será disputada na quinta-feira.

Nenhum comentário: