quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Vôlei de praia: Chinesas derrotam Talita e Renata e ficam com o bronze

20/08/2008 - 22h40
Renata e Talita perdem para chinesas e ficam sem o bronze

Lello Lopes Em Pequim (China)

O clima não era de decisão de medalha de vôlei de praia. E o país com mais tradição no esporte sentiu o efeito. Com muita chuva, frio e pouco público, as brasileiras Renata e Talita perderam para as chinesas Chen Xue e Xi Zhang por 2 sets a 0, com parciais de 21-19 e 21-17, e ficaram em quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Esta é a primeira vez que o Brasil fica fora do pódio na disputa feminina do vôlei de praia nos Jogos Olímpicos. Com as mulheres, o país tem uma medalha de ouro (Jackie Silva/Sandra Pires em Atlanta-1996), três pratas (Mônica/Adriana Samuel em Atlanta-1996 e Adriana Behar/Shelda em Sydney-2000 e Atenas-2004) e um bronze (Adriana Samuel/Sandra Pires em Sydney-2000).

Segunda dupla do país, Renata e Talita não conseguiram se impor diante das chinesas. E as brasileiras nem sentiram a pressão da torcida. A chuva intensa que caiu em Pequim nesta quinta-feira (noite de quarta em Brasília) afugentou os torcedores, que deixaram a Arena de Chaoyang com metade da capacidade vazia.

Em quadra, Renata e Talita fizeram um jogo equilibrado com Xue e Zhang. Mas com contra-ataques desperdiçados nos momentos decisivos do jogo, viram a dupla local levar a melhor.

"Fica a decepção porque a gente poderia ter jogador melhor. Cometemos mais erros do que elas", lamentou Talita.

No primeiro set, as duas duplas se alternaram na liderança do marcador. A China ficou com uma pequena vantagem (15-12) após um bom bloqueio de Xue sobre Talita. As brasileiras marcaram quatro pontos seguidos e viraram o placar, mas as donas da casa não sentiram a pressão e se recuperaram. No final, um erro de Renata definiu o set em 21 a 19.

A derrota na primeira parcial abalou a dupla brasileira. No segundo set, o domínio de Xue e Zhang foi absoluto. Com bloqueios e ataques certeiros, as chinesas fizeram 15-9. Abatidas, Renata e Talita não conseguiram reagir, perdendo o jogo por 21 a 17, com um ataque de Zhang.

"Eu fiquei muito triste. A gente teve a chance de ganhar, estava muito perto. Este quase é muito triste se você não consegue", disse Renata, com os olhos marejados, depois da partida.
(UOL)

Nenhum comentário: