quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Basquete: EUA e Austrália fazem final feminina

Estados Unidos e Austrália farão a final do basquete feminino nas Olimpíadas de Pequim. A atual tricampeã olímpica e a atual campeã mundial fazem um tira-teima esperado por todos os fãs de basquete do mundo.

Para chegar à decisão, as americanas tiveram que superar o trauma do último Mundial, quando foram derrotadas pela mesma Rússia que elas enfrentaram hoje. Só que desta vez a história foi diferente. Mostrando força no segundo tempo, os EUA venceram por 67 a 52.

No primeiro tempo a Rússia engrossou o jogo, ficando à frente do placar no primeiro quarto e em boa parte do segundo, mas terminaram o jogo perdendo por apenas um ponto (33-32). Na segunda etapa, aos poucos a maior qualidade técnica do time americano se fez presente, até a diferença final de 15 pontos.

Diana Taurasi foi a cestinha americana com 21 pontos, além de ter pego nove rebotes. Tina Thompson contribuiu com 15 pontos e quatro rebotes, e Sylvia Fowles anotou oito pontos, dez rebotes e cinco assistências. Pelo time russo, Maria Stepanova, com 14 pontos, e Tatiana Shchegoleva, com 12, foram os maiores destaques.

Na outra semifinal, a Austrália, mesmo desfalcada de Penny Taylor, teve vida mais fácil contra a China, vencendo por 90 a 56. Depois de um começo truncado, com um placar de 13-11 no primeiro quarto, as australianas soltaram seu jogo e aos poucos minaram a resistência das donas da casa.

Belinda Snell foi o maior destaque australiano, com 16 pontos e sete rebotes, enquanto Kristi Harrower anotou 14 pontos, oito rebotes e quatro assistências. A estrela Lauren Jackson fez um double-double, com 11 pontos, 10 rebotes e ainda deu dois tocos. Pelo time chinês, Lan Bian anotou 20 pontos, seis rebotes e duas assistências, sendo o destaque máximo.

No sábado, às 08:30, Rússia e China disputam o bronze, enquanto Austrália e EUA decidem o ouro às 11:00.

Nenhum comentário: