sexta-feira, 22 de agosto de 2008

OURO PARA O BRASIL! Maurren Maggi vence no salto em distância!

Maurren Maggi voa e garante a segunda medalha de ouro do Brasil em Pequim

Com vitória no salto em distância, brasileira se torna a primeira mulher do país a subir ao lugar mais alto do pódio no atletismo em Jogos Olímpicos

GLOBOESPORTE.COM Pequim

Enquanto as adversárias estavam maquiadas, com cortes de cabelo ousados e piercings no umbigo, Maurren Maggi chegou para a final do salto em distância nesta sexta-feira de cara limpa, com um simples coque. Após cinco saltos e marca de 7,04m no Ninho do Pássaro, veio o enfeite que ela queria: a medalha de ouro.

Com a conquista desta sexta, Maurren entra para a história ao se tornar a primeira brasileira a garantir uma medalha de ouro em esportes individuais. Cinco anos após viver o drama da suspensão por doping e chegar a abandonar a carreira, a saltadora finalmente sobe ao lugar mais alto do pódio, o que não acontecia com brasileiros do atletismo desde 1984, com Joaquim Cruz nos 800m rasos.

A vitória de Maurren veio por um centímetro, diferença mínima no salto em distância. A prata ficou com a atleta russa Tatyana Lebedeva, campeã olímpica de Atenas, que atingiu a marca de 7,03m. A nigeriana Blessing Okagbare garantiu a medalha de bronze com 6,91m.

Brasileira entra em ação concentrada

Maurren Maggi chegou concentrada. Na apresentação, se limitou a dar um sorriso para as câmeras e um tchauzinho para o público presente no Ninho do Pássaro. Antes do primeiro salto, fez o sinal da cruz, pediu as palmas do público, deu um berro e voou: 7,04m, seu melhor salto na temporada. O ritual iria se repetir em todos os saltos. Mas, nas próximas três tentativas, a vontade da brasileira de garantir logo o ouro era tanta que acabou queimando e anulando aos boas marcas alcançadas.

A preocupação em não queimar mais fez com que Maurren saltasse bem longe da linha vermelha. Mesmo assim, atingiu 6,76m. Antes do último salto, a brasileira ainda precisava torcer contra a russa Tatyana Lebedeva, a única que ainda podia ameaçar o seu objetivo.

A russa até chegou a assustar atingindo 7,03m em sua última tentativa. Mas, por um centímetro, não conseguiu acabar com o sonho de Maurren, que dispensou o último salto e já foi comemorar a conquista.

Enquanto Lebedeva tirava areia da perna e não escondia a decepção no banco, Maurren foi até a arquibancada e abraçou o técnico, Nélio Moura. Pegou uma bandeira do Brasil e, para homenagear o país-sede dos Jogos, levou também uma bandeirinha da China. Correu pelo Ninho do Pássaro, vibrou e chorou, até voltar ao ponto de onde tinha saído para abraçar o treinador de novo.

Keila Costa, que tentava beliscar um lugar no pódio, acabou parando na metade da prova, quando há o corte das quatro piores marcas. Como queimou as duas primeiras tentativas, a brasileira só teve um salto computado: 6,43m. Ela terminou a competição em 11º lugar das 12 classificadas para a final.

Classificação final da prova:

1- Maurren Higa Maggi (BRASIL)- 7,04m
2- Tatyana Lebedeva (Rússia) - 7,03m
3- Blessing Okagbare (Nigéria) - 6,91m
4- Chelsea Hammond (Grã-Bretanha) - 6,79m
5- Brittney Reese (Estados Unidos) - 6,76
6- Oksana Udmurtova (Rússia) - 6,70
7- Jade Johnson (Grã-Bretanha) - 6,64
8- Grace Upshaw (Estados Unidos) - 6,58
9- Carolina Kluft (Suécia) - 6,49
10- Tabia Charles (Canadá) - 6,47
11- Keila Costa (Brasil) - 6,43
12- Funmilayo Jimoh (Estados Unidos) - 6,29

Nenhum comentário: