sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Basquete: EUA e Espanha decidem o ouro no masculino

Espanha e Estados Unidos farão a final do torneio de basquete masculino dos Jogos Olímpicos de Pequim. A atual campeã mundial e o "time da redenção" americano derrotaram, respectivamente, Lituânia e Argentina e fazem a final que provavelmente todos os fãs do basquete aguardavam.

A Espanha teve um jogo bastante duro contra a Lituânia, no qual acabou vencendo por 91 a 86, com várias mudanças de placar ao longo da partida, que só foi realmente definida nos segundos finais. Pau Gasol, com 19 pontos e cinco rebotes, e Rudy Fernandez, com 18 pontos e quatro rebotes, foram os maiores nomes do time espanhol, enquanto Simas Jasaitis (19 pontos, sendo 15 em tiros de três pontos, e oito rebotes) e Sarunas Jasikevicius (19 pontos, três rebotes, seis assistências) foram os maiores nomes do time lituano.

Na outra semifinal, uma reedição de Atenas-2004. Os Estados Unidos queriam vingança contra a Argentina, que os derrotaram na semifinal daquela edição dos Jogos, e conseguiram, ao vencer por 101 a 81. Logo no primeiro quarto, os americanos abriram 30 a 11, e nem a reação argentina nos minutos seguintes, chegando a diminuir a diferença para nove pontos, colocou em risco a vitória americana.

Carmelo Anthony, com 21 pontos, foi o cestinha americano, seguido de Lebron James, com 15. Chris Bosh, com 11 pontos e 10 rebotes, também foi destaque. Kobe Bryant, em noite de coadjuvante, mas sempre exercendo enorme influência na equipe, anotou 12 pontos.

No time argentino, Emanuel Ginobili saiu machucado ainda no primeiro quarto, com uma torção de tornozelo, e é dúvida para a partida que decide o bronze contra a Lituânia. Luis Alberto Scola, em grande partida, anotou 28 pontos e pegou 11 rebotes, enquanto Carlos Delfino contribuiu com 17 pontos e oito rebotes.

Os jogos que decidem medalhas acontecem neste domingo.

Nenhum comentário: