sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Hóquei: Holanda derrota China e conquista o ouro

22/08/2008 - 11h23
Invictas, holandesas vencem a China e garantem o ouro no hóquei

A Holanda (de uniforme branco) manteve a escrita e conseguiu nesta sexta-feira o seu bicampeonato no hóquei olímpico feminino em Pequim. Após vencer sem dificuldades as leonas argentinas na semifinal, as holandesas chegaram à final invictas com o requinte de favoritas. Apesar do peso nas costas, elas não se importaram com a pressão da torcida local e chegaram ao segundo ouro na modalidade com uma vitória de 2 a 0 sobre as chinesas.

A Holanda chegou a esta final com um belo histórico de conquistas. As holandesas ganharam bronze em Seul-1988, Atlanta-1996 e Sydney-2000; prata em Atenas-2004; e ouro em Los Angeles-1984.

Por outro lado, a China vem em uma crescente no esporte: ficou em quinto em Sydney-2000 e quarto em Atenas-2004. Em casa, a seleção chinesa comprovou o aperfeiçoamento na modalidade e subiu no pódio, com a conquista da prata.

A Holanda terminou a primeira fase com a melhor campanha de todas as 12 equipes desta edição. As holandeses somaram 15 pontos, com cinco vitórias. Na semifinal, superaram as temíveis argentinas, as leonas, pelo placar tranqüilo de 5 a 2.

As chinesas não tiveram uma classificação tão fácil. Elas terminaram com a mesma pontuação da tricampeã olímpica Austrália - 10 pontos, três vitórias, um empate e uma derrota - e só se credenciaram para disputar a semifinal contra a Alemanha pelo critério de desempate.

No desafio desta sexta-feira, a chinesa conseguiu suportar bem a pressão inicial das holandesas. Com uma técnica mais apurada, a Holanda tentava envolver a defesa adversária. No entanto, a China se segurava e partia para o contra-ataque. O primeiro tempo terminou com um 0 a 0.

No segundo tempo, a Holanda seguiu melhor e logo abriu o placar com Naomi van As. Com isso, a China teve de ir para o ataque e deixou buracos na retaguarda. Isso foi um prato cheio para as holandesas, que ampliaram com Maartjie Goderie conquistaram o título invictas.
(adaptado do UOL)

Nenhum comentário: