quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Primeiro medalhista do Afeganistão é recebido como herói em Cabul

Das agências internacionais
Em Cabul (AFE)

Milhares de afegãos compareceram ao estádio nacional para dar as boas vindas ao primeiro medalhista olímpico na história do Afeganistão. Os compatriotas de Rohullah Nikpai o trataram como um herói, em festa feita para o atleta nesta quinta-feira.

Nikpai, que conquistou a medalha de bronze no taekwondo em Pequim, se encontrou com o vice-presidente Karim Khalili no aeroporto de Cabul. Helicópteros sobrevoaram a cidade jogando panfletos com a sua foto. "Ele faz o povo afegão sentir orgulho", dizia o panfleto.

O atleta, de 21 anos, declarou estar muito feliz com a sua conquista em Pequim. "Espero que essa medalha possa passar uma mensagem de paz para o Afeganistão", disse Nikpai.

Muitos afegãos não puderam assistir ao feito histórico de Nikpai, devido ao frágil sistema de distribuição de energia no país e por poucas pessoas terem acesso à televisão à cabo no país. No entanto, uma fita com a vitória do atleta na decisão pelo bronze foi divulgada mais tarde.

Antes da medalha de Nikpai nas Olimpíadas de Pequim, o melhor resultado do Afeganistão era a 15ª colocação na luta livre, em Tóquio-64.

Nenhum comentário: