quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Atletismo: Golden League reúne medalhistas olímpicos em Zurique

Na próxima sexta-feira, dia 29, os principais nomes do atletismo mundial, pouco menos de uma semana após o fim dos Jogos Olímpicos, estarão de volta às pistas e campos, na quinta etapa da Golden League, em Zurique. O Sportv transmite ao vivo, a partir das 15:30.

Uma possível revanche olímpica que pode acontecer na Golden League é a do salto em altura feminino. Depois de surpreender a favorita Blanka Vlasic, que havia vencido os últimos 34 torneios da modalidade, a belga Tia Hellebault (na foto, ao centro, com Vlasic à esquerda) busca mostrar que a medalha de ouro em Pequim não foi acidente. Se conseguir derrotar Vlasic novamente, a belga não só deixa a croata no segundo lugar do pódio, como tira a chance de Blanka faturar 1 milhão de dólares, o prêmio dado pela IAAF para quem vencer as seis etapas do evento. Vlasic venceu as quatro anteriores às Olimpíadas. Além das duas rivais olímpicas, o salto em altura na Golden League contará com as outras sete classificadas da final olímpica.

Além de Blanka Vlasic, somente a queniana Pamela Jelimo, do Quênia, tem chances de faturar o milhão de dólares em sua prova, os 800 metros rasos. Jelimo te, dominado a prova na atual temporada, vencendo todas as etapas da GL e conquistado o ouro em Pequim.

Outros destaques da etapa da GL serão o primeiro salto com vara de Yelena Isinbayeva depois do show em Pequim, tendo como concorrentes as medalhistas de prata e bronze dos Jogos Olímpicos: a americana Jennifer Stuczynski e a russa Svetlana Feofanova. Outro destaque é a presença de Usain Bolt, campeão olímpico e recordista mundial dos 100 e 200 metros rasos.

No lançamento do dardo, o bicampeão olímpico Andreas Thorkildsen, da Noruega, reencontra os rivais finlandeses Tero Pitkamaki, bronze em Pequim, e Tero Jarvenpaa, quarto colocado.

No total, a etapa da Golden League reunirá 41 medalhistas de Pequim, sendo 14 de ouro, como o cubano Dayron Robles, dos 110 metros com barreiras.

Nenhum comentário: