quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Basquete: Espanha, Lituânia, EUA e Argentina nas semifinais do torneio masculino

Os quatro semifinalistas do torneio de basquete masculino dos Jogos Olímpicos de Pequim foram definidos nesta quarta-feira. Espanha, Lituânia, Estados Unidos e Argentina venceram seus adversários e na sexta-feira decidem quem faz a final e quem decide o bronze. A Espanha enfrenta a Lituânia, enquanto os EUA encaram a Argentina.

A Espanha derrotou a Croácia por 72 a 59 na primeira partida das quartas. Após abrir 10 a 1 logo de cara e terminar o primeiro quarto com 22 a 11 no placar, os espanhóis apenas controlaram o resultado até o final. Pau Gasol, com 20 pontos e 10 rebotres, seguido por Felipe Reyes, com 13 pontos, foram os cestinhas da atual campeã mundial. Do lado croata, Marko Banic, com 15 pontos e cinco rebotes, e Zoran Planinic, com 12 pontos e cinco rebotes, foram os maiores destaques.

Na segunda partida, a Lituânia derrotou a China por 94 a 68, avançando pela quinta vez consecutiva a uma semifinal olímpica. Os lituanos, desde que começaram a jogar como nação independente, em 1992, foi medalha de bronze nos Jogos de Barcelona-92, Atlanta-96 e Sydney-2000, além de quarta colocada em Atenas-2004.

Na partida contra os chineses, o placar ficou apertado até a segunda parte do segundo quarto, quando a diferença, que se mantinha entre dois e cinco pontos a favor dos lituanos, aumentou para nove, e desde então não parou de crescer. Sarunas Jasikevicius, com 23 pontos (sendo 15 em bolas de três pontos) e seis assistências, e a dupla Ramunas Siskaukas-Linas Kleiza, com 15 pontos cada, foram os cestinhas da Lituânia, enquanto Yao Ming, com 19 pontos e sete rebotes, e Jianlian Yi, com 11 pontos e nove rebotes, foram os maiores nomes do time chinês, que se despede dos Jogos.

A terceira partida foi mais um show do "time da redenção" dos Estados Unidos, que derrotaram a Austrália por 116 a 85. Os australianos fizeram um primeiro quarto duro, no qual os americanos saíram vencendo por apenas um ponto, mas a melhor qualidade técnica de Kobe e cia. fizeram a diferença nos quartos seguintes, minando a defesa do time da terra dos cangurus.

Kobe Bryant, com 25 pontos, e Lebron James, com 16, foram os cestinhas americanos, enquanto Patrick Mills, com 20 pontos, e Glen Saville, com 13, foram os cestinhas australianos. Destaque também para Joe Ingles, que fez 11 pontos com 100% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Curioso que os 24 jogadores, dos dois times, conseguiram marcar pelo menos dois pontos.

E na partida mais emocionante do dia, a Argentina derrotou a Grécia por 80 a 78, com grande atuação dos argentinos Emanuel Ginobili e Carlos Delfino. Juntos, os dois anotaram 47 pontos para os alvicelestes, sendo 33 em cestas de três pontos.

Pelo time grego, Antonios Fotsis teve grande atuação com 17 pontos e dez rebotes, enquanto Konstantinos Tsartsaris anotou 13 pontos, acertando todos os seus arremessos de quadra e errando apenas um lance livre ao longo da partida.

Nenhum comentário: