quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Handebol: gol no último segundo dá vaga na final feminina para a Noruega

21/08/2008 - 08h44
Noruega vence no último segundo e está na decisão do handebol

Do UOL Esporte Em São Paulo

Com um gol de Hammereng, no último segundo, a Noruega venceu a Coréia do Sul pelo torneio feminino de handebol, por 29 a 28, nesta quinta-feira, e está na final olímpica da modalidade. Atual vice-campeã mundial, as européias conquistaram o triunfo após contra-ataque rápido, enquanto as sul-coreanas comemoravam o empate. O gol foi contestado pela comissão técnica e jogadoras asiáticas, mas a pressão não deu resultado.

Diferentemente do que a Noruega esperava, o jogo começou bastante dividido. Entretanto, após o técnico sul-coreano pedir tempo, a equipe asiática conseguiu passar à frente no placar (9-8), aos 19min. A partir de então, as sul-coreanas tomaram conta do jogo e abriram 12 a 8 no placar, com relativa facilidade. Então, as norueguesas acordaram, voltaram ao jogo e foram para o intervalo perdendo por apenas um gol (15-14).

A reação animou as norueguesas para a segunda etapa e, com pelo menos três grandes defesas, a goleira Haraldsen foi a destaque da partida no início do tempo. Com a ajuda da atleta, a Noruega fez três gols seguidos e virou o placar (17-15). Essa vantagem deu maior tranqüilidade para as vice-campeãs, que seguraram as adversárias.

Aos 18min, a Noruega mantinha a mesma vantagem do início do segundo tempo (24-22). Com grandes atuações de Lybekk e Hammereng, além da arqueira Haraldsen, o time europeu segurava a velocidade da Coréia do Sul. No entanto, em uma recuperação fantástica, as sul-coreanas empataram o jogo em 28 a 28 faltando apenas dez segundos. Desconcentradas pelo empate, as asiáticas comemoraram a igualdade. A Noruega aproveitou, colocou a bola em jogo rapidamente e Hammereng selou o triunfo europeu.

As européias, prata em Seul-88 e Barcelona-92, retornam à uma decisão olímpica após 16 anos. Já as sul-coreanas esperam a rival na decisão pelo bronze na modalidade. Hungria e Rússia se encontram nas semifinais pela segunda vaga na final.

Nenhum comentário: