terça-feira, 26 de agosto de 2008

Olimpíadas: Austrália pensa em seguir modelo britânico de financiamento

O governo da Austrália (na foto, a nadadora Stephanie Rice, que conquistou três medalhas de ouro na natação) estuda seguir a fórmula britânica de investimento em esportes, usando dinheiro vindo da arrecadação das loterias, para aumentar sua contagem de medalhas nos Jogos de Londres, em 2012.

Pela primeira vez em vinte anos, os australianos ficaram atrás da Grã-Bretanha no quadro de medalhas, com 14 ouros, 15 pratas e 17 bronzes, totalizando 46 medalhas, uma a menos que os britânicos no total, e com cinco ouros a menos.

O primeiro-ministro Kevin Rudd declarou que "vamos olhar com carinho na possibilidade de financiamento através das loterias. É uma idéia bastante positiva, vamos ver se funciona".

O presidente do comitê olímpico australiano, em entrevista à TV local, também declarou que o principal objetivo da delegação australiana seria bater a Grã-Bretanha. E ainda enfatizou dizendo que o dinheiro das loterias serviria tanto para o esporte de elite como para a socialização das comunidades através do esporte.

Outros países seguem formas diferentes. Na França, o secretário Bernard Laporte declarou que em seu país, não querem seguir o modelo britânico de "concentrar investimentos em quatro ou cinco esportes para concentrar medalhas, como a Grã-Bretanha fez".

No fim das contas, fica claro que não é apenas no Brasil que se discute investimento em esporte.
(informações da BBC)

Nenhum comentário: