quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Quadro de medalhas: China dispara

China dispara e amplia vantagem para os Estados Unidos no quadro de medalhas

Anfitriões chegam a 22 ouros contra apenas dez do principal adversário

GLOBOESPORTE.COM Pequim

Depois de cinco dias de competições, a China disparou de vez no quadro geral de medalhas dos Jogos de Pequim. Nesta quinta-feira, os anfitriões conquistaram cinco ouros, contra nenhum dos Estados Unidos. Com isso, os anfitriões chegaram a 22 títulos olímpicos contra apenas dez do adversário. Além disso, os chineses também lideram o número total de medalhas: 35 a 34.

A recuperação americana, no entanto, pode acontecer já nesta sexta-feira, com o início das provas de atletismo. O evento promete acirrar ainda mais a briga entre os dois países na disputa pelo primeiro lugar. Os americanos são a principal potência no esporte, e nos últimos Jogos terminaram as provas na primeira colocação (oito medalhas de ouro, 12 pratas e cinco bronzes).

Outra boa fonte de medalhas para os Estados Unidos é a natação. Os americanos apostam suas fichas em pelo menos mais três ouros nas piscinas de Pequim, número exato de provas que o fenômeno das piscinas Michael Phelps, que já subiu cinco vezes ao lugar mais alto do pódio, vai disputar.

Com sete medalhas de ouro (três delas no hipismo), a Alemanha ocupa a terceira posição, mas é seguida de perto pela Coréia do Sul, com seis ouros, sete pratas e três bronzes. Itália, Austrália e Japão vêm logo atrás. O Brasil conquistou quatro medalhas de bronze (três do judô e uma na natação) e está em 39º lugar, empatado com a Armênia, que possui o mesmo número de bronzes.

Nenhum comentário: