quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Lang Ping: um mito do vôlei

Uma curiosidade em Pequim. Após aplaudir educadamente todas as jogadoras do time de vôlei feminino dos Estados Unidos, a torcida local explodiu em gritos frenéticos quando a técnica Lang Ping (foto) foi anunciada.

Não é comum um treinador ter status de estrela, mas a chinesa é um mito no país onde nasceu. Ex-jogadora, conhecida em seu país como "Martelo de Ferro", ela ajudou a China a conquistar o Mundial em 1982 e a medalha de ouro nos Jogos de Los Angeles, em 1984, e tem o rosto estampado em selos postais. Ela também já foi treinadora da seleção nacional feminina, e trabalhou em vários clubes da liga profissional italiana.

O fato de tentar o título pelos EUA em sua casa não diminui sua reputação.

"Estou surpresa com esta reação", disse Lang à Reuters na quarta-feira, após sua equipe vencer a Venezuela e aumentar as chances de classificação para as quartas-de-final.

"Todas essas pessoas provavelmente nunca me viram jogar, mas a China ama o vôlei feminino e eles provavelmente ouviram histórias de seus pais. Acredito também que há textos sobre mim nas escolas", acrescentou ela, com um sorriso tímido.

A Olimpíada de Los Angeles marcou a volta da China aos Jogos após anos de auto-exílio, e a vitória do time de vôlei mostrou ao país que podia alcançar o nível internacional.

A conquista também popularizou o esporte no país, com transmissões na televisão.

Um comentário:

Anônimo disse...

O que um bom post. Eu realmente gosto de ler esses tipos ou artigos. Eu não posso esperar para ver o que os outros têm a dizer.