quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Futebol: Holanda vence e se classifica com ajuda da Nigéria

13/08/2008 - 07h55
Holanda vence e se classifica no futebol masculino graças a Nigéria

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Com um gol de pênalti de Gerald Sibon, a Holanda venceu o Japão por 1 a 0 nesta quarta-feira, no estádio Olímpico de Shenynag, e se classificou às quartas-de-final do futebol masculino nos Jogos de Pequim. Os holandese aguardam agora a decisão do Grupo A para saberem o adversário da próxima fase.

O Japão era a única equipe da chave que não tinha chances de avançar à próxima fase em virtude das duas derrotas sofridas para Nigéria e Estados Unidos. No entanto, deu trabalho aos holandeses na primeira etapa, principalmente nas jogadas pelo lado esquerdo com o atacante Shinji Okazaki.

Necessitando da vitória para não depender de nenhum resultado, a Holanda atacava com no mínimo seis jogadores e dava espaços para o contra-ataque japonês. Faltou ao Japão, porém, a qualidade no passe para fazer a bola chegar precisa aos atacantes Okazaki e Toyoda.

Os holandeses quase marcaram aos 31 minutos da primeira etapa. Em rápido contra-ataque puxado por Babel, atacante do Liverpool (ING), a bola sobrou para Makaay, que ajeitou e rolou para Maduro mandar perto à trave do goleiro Nishikawa. Seis minutos depois foi a vez do Japão, que chegou em cobrança de escanteio. Toyoda subiu mais do que a zaga, mas cabeceou nas mãos do goleiro Vermeer. No último minuto antes do intervalo, o holandês Sibon tentou uma bicicleta, mas jogou à direita da meta japonesa.

A Holanda voltou assustando na segunda etapa. Em menos de dez minutos, os holandeses fizeram mais do que no primeiro tempo. De Guzman cobrou falta pela esquerda e contou com boa defesa de Nishikawa. Na seqüência, o goleiro japonês nada pôde fazer no chute de fora da área de Maduro, mas foi ajudado pela trave.

O Japão tentava chegar nos contra-ataques, mas esbarrava na falta de pontaria dos seus jogadores. Aos 26 minutos da segunda etapa, o juiz marcou pênalti para a Holanda. Sibon cobrou e fez o único gol do jogo. Os japoneses ainda tentaram marcar o primeiro ponto na competição, mas a defesa holandesa soube como defender e manter o resultado.

Nigéria vence e elimina os Estados Unidos

Nigéria e Estados Unidos podiam se classificar à próxima fase com um empate, desde que a Holanda não vencesse o Japão. A Nigéria não quis saber do chamdo "jogo de compadres" e venceu os norte-americanos por 2 a 1, eliminando os Estados Unidos da competição e ajudando a Holanda a avançar.

As duas equipes começaram a partida buscando o gol para não dependerem do resultado entre Holanda e Japão. Enquanto os Estados Unidos apostavam na rápida troca de passes no meio de campo, a Nigéria apostava na velocidade dos seus atacantes Okoronkwo e Obinna, que trocavam constantemente de lado procurando espaços na defesa bem postada norte-americana.

A partir dos vinte minutos da primeira etapa, no entanto, a Nigéria mandou no jogo. Mais compacta, a seleção africana assustava com os chutes do atacante Okoronkwo de fora da área e das jogadas individuais de Obinna. De tanto insistirem, os nigerianos abriram o marcador aos 38 minutos. Obinna fez bela jogada pela esquerda, passando pela marcação de dois zagueiros e rolando para o capitão Isaac marcar o primeiro.

O resultado ainda classificava os Estados Unidos, já que a Holanda seguia empatando com o Japão. Os norte-americanos tentavam equilibrar a partida, mas era a Nigéria quem chegava com perigo ao ataque.

Contando com o melhor jogador da partida, os nigerianos ampliaram o marcador. Obinna invadiu a área norte-americana, cortou o zagueiro e mandou para as redes. O resultado agora eliminava os Estados Unidos, já que no outro jogo a Holanda abria o placar contra o Japão.

Desesperados, os norte-americanos partiram para o ataque. Aos 42 minutos, Sasha Kljestan marcou de pênalti, mas não conseguiu evitar a derrota da equipe que perdeu a vaga à próxima fase.

Nenhum comentário: