domingo, 17 de agosto de 2008

Ginástica: Diego Hypólito cai e termina em sexto no solo; China leva o ouro

17/08/2008 - 07h24
Diego Hypólito cai no final da apresentação e fica sem medalha

Lello Lopes
Em Pequim (China)

Uma queda na aterrissagem do último movimento tirou de Diego Hypólito a chance de ganhar uma medalha nos Jogos Olímpicos de Pequim. O brasileiro fazia uma apresentação quase perfeita no solo até perder o equilíbrio após o seu último salto e cair no chão.

O erro fez com que Diego Hypólito tirasse nota 15,200. Desolado, o brasileiro chorou bastante após a sua apresentação. "Eu não acredito que eu perdi, eu não acredito que eu perdi", repetiu insistentemente no banco ao lado do aparelho. Ele sequer olhou o restante da prova realizada neste domingo no Ginásio Nacional.

A medalha de ouro ficou com o chinês Kai Zou, que recebeu na final a nota 16,050. O espanhol Gervasio Deferr foi o vice-campeão, com 15,775. Já o russo Anton Golotsutskov faturou o bronze, com 15,725. Diego Hypólito foi apenas o sexto colocado. O romeno Marian Dragulescu, tido como o maior rival do brasileiro, também caiu e terminou em sétimo.

O fracasso de Diego se iguala ao de Daiane dos Santos nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004. Na ocasião, ela também era favorita ao ouro no solo, mas com dois passos para fora do tablado terminou a competição em quinto lugar.

Campeão mundial em 2005 e 2007, e vice em 2006, Diego chegou a Pequim como favorito ao título. E o brasileiro ampliou o favoritismo após tirar a maior nota na fase eliminatória.

Na final, Diego foi o terceiro a se apresentar. Ele competiu logo após o seu principal rival, o romeno Marian Dragulescu, tirar uma nota 14,850 por também ter caído.

A preparação de Diego para as Olimpíadas foi bastante prejudicada. Em março, o ginasta passou por uma artroscopia no joelho direito. Enquanto se recuperava, contraiu dengue, ficando quase dois meses sem poder treinar.

O tempo parado impediu que o atleta participasse dos outros exercícios da ginástica. Ele só competiu no salto, além do solo, mas abriu mão da participação após sua primeira tentativa. Diego dedicou-se apenas ao solo, mas o final feliz esperado pelo atleta não se concretizou neste domingo.

A ginástica artística entrou na vida de Diego Hypólito graças à irmã mais velha, Daniele. Quando criança, Diego acompanhava a irmã nos treinos. De tanto a garota insistir, ele resolveu testar a modalidade. E ficou completamente envolvido por ela.

Os resultados começaram a aparecer nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, com a conquista de duas medalhas de prata, uma por equipes e a outra no salto. No Mundial de 2005, em Melbourne, Diego deu um passo ainda maior, tornando-se campeão no solo. Isso depois de treinar por apenas um mês por causa de uma lesão.

Já alçado à condição de astro, ele brilhou nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro no ano passado. Ganhou duas medalhas de ouro, no solo e no salto, e uma de prata, por equipes. Depois, voltou a ser campeão mundial no solo, desta vez em Stuttgart.

No ano passado, Diego colocou o seu nome na história da ginástica ao criar um novo movimento, o 'Hypólito'. A medalha olímpica, entretanto, vai ter que esperar pelo menos mais quatro anos.

Nenhum comentário: