domingo, 10 de agosto de 2008

Dara Torres: cinco Olimpíadas, dez medalhas olímpicas na natação

A americana Dara Torres, de 41 anos, conseguiu sua décima medalha olímpica neste domingo, ao chegar em segundo com a equipe do revezamento 4x100 livre. A veterana estabeleceu um novo recorde olímpico ao se tornar a primeira nadadora da história a conquistar medalhas em cinco edições dos Jogos.

Oito anos após se aposentar e dois anos depois de ser mãe, ela voltou a competir e conseguiu a medalha de prata, mas não evitou o ouro holandês. Mas Torres olhou para o cronômetro no fim da piscina e cumprimentou suas companheiras. Ela conseguiu o grande final para sua carreira nas Olimpíadas, que começou há 24 anos, em Los Angeles-1984.

Ela era apenas uma adolescente de 17 anos. Torres ganhou um bronze no revezamento 4x100 m livre em Seul-1988. Após Barcelona, em 1992, ela não foi à Atlanta-1996, mas voltou para seu terceiro e quarto ouro em Sydney-2000. E ela está de volta. Mãe de Broward, aos 41 anos, concilia o trabalho e a família.

- Estou fazendo isso por todas as mães de 41 anos lá fora - diz.

Ainda falta seu melhor evento, os 50 metros livre. Será que ela encerrará sua carreira com a 11ª medalha olímpica nas mãos?

Nenhum comentário: