domingo, 10 de agosto de 2008

Basquete: Lituânia derrota Argentina no último lance

Ao entrar em quadra neste domingo, os atuais campeões olímpicos encontraram um adversário decidido a vencê-los. A Lituânia, quarta colocada em Atenas-2004, derrotada pelo time norte-americano, fechou o garrafão e desbancou a Argentina, pelo grupo A, vencendo por 79 a 75 num confronto em que só foi possível saber o vencedor no momento do apito final.

A Lituânia saiu marcando dois pontos, mas logo viu o jogo revertido pela equipe argentina. Desde o início, o jogo se mostrou muito disputado na posse de bola, com atuação marcante dos pivôs na defesa. Com quarto roubadas de bola, a Lituânia virou o jogo em 8 a 6 e passou a liderar a partida. O pivô Marijonas Petravicius, infiltrado no garrafão argentino, aumentou o placar e encerrou o primeiro quarto em 14 a 11 para os lituanos.

Seguindo forte no jogo, a Lituânia insinuou uma abertura maior nos pontos no começo do segundo quarto, mas a Argentina seguiu buscando. Tocos, roubadas de bola, e rebotes defensivos seguiram caracterizando o jogo aguerrido entre as duas equipes. Foram 13 pontos de lances livres no período. Mesmo Delfino sendo o cestinha na primeira metade do jogo, com dez pontos, a Argentina seguiu perdendo por 34 a 30.

No terceiro quarto a liderança no placar oscilou constantemente entre as duas equipes, mantendo a partida indefinida. Em tabela rápida, Scola invadiu o garrafão lituano e marcou no meio de três adversários com passe do pivô Oberto, sendo aplaudido pela torcida.

Em três lances seguidos, com cestas de três pontos, protagonizados pelo armador Siskaukas e Oberto, a liderança mudou de lado de maneira empolgante. Quem levou a melhor foi a Lituânia, que seguiu seis pontos à frente no término do período.

Nada estava definindo no começo do último quarto. Aos dois minutos, com uma bola de três de Lukauskis, a segunda dele no período, a Lituânia abriu dez pontos de vantagem pela primeira vez no jogo. As bolas rápidas do ala Simas Jasaitis perturbaram a defesa argentina, que intensificou ao máximo a marcação, mas não parou o time lituano.

Mesmo perdendo, não se podia dizer que a Argentina havia entregado o jogo até o apito final. Os chutes argentinos de três pontos, cada vez que caíam, eram imediatamente respondidos pelos tiros de Leinas Kleiza, com 100% de aproveitamento nos arremessos de três pontos, que asseguraram a vantagem lituana.

Delfino, no rebote ofensivo encostou e deixou a partida eletrizante faltando pouco mais de dois minutos para o fim. Luiz Alberto Scola empatou, levando a platéia ao delírio. Após dois erros seguidos, a Argentina tentou com Ginobili, mas no rebote, Kleiza, honrando a conduta impecável nos tiros de três, acertou nos últimos segundos e garantiu a vitória da Lituânia em seu primeiro confronto em Pequim-2008.

A Argentina pega a equipe da Austrália na segunda rodada do torneio olímpico. Já a Lituânia enfrenta o Irã, que vem de derrota para a seleção da Espanha. Os jogos acontecem a partir das 22h desta segunda (horário de Brasília).

Nenhum comentário: