quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Basquete: EUA arrasam a Grécia e seguem firmes

A terceira rodada do torneio de basquete masculino dos Jogos Olímpicos de Pequim começou com a Espanha mostrando novamente porque é a atual campeã mundial, ao derrotar a Alemanha por 72 a 59. José Calderón, com 15 pontos, sendo 9 em bolas de três; Alex Mumbru, com 14. e Pau Gasol, com 13 pontos e cinco rebotes, foram os maiores nomes da equipe espanhola. Do lado alemão, Steffen Hamman foi o cestinha com 15 pontos, enquanto Dirk Nowitzki, bem marcado (mas sem sofrer NENHUMA falta para lance livre ao longo de toda a partida) anotou 11 pontos e quatro rebotes. O que complicou o jogo dos alemães foi o baixo aproveitamento das bolas de três pontos: apenas sete acertos em 22 tentativas.

Na segunda partida do dia, a Austrália atropelou o Irã por 106 a 68, com grande desempenho de Brad Newley, com 24 pontos, e Patrick Mills, com outros 15. O astro Andrew Bogut, que joga na NBA, teve dez pontos e sete rebotes. A equipe ainda teve um ótimo aproveitamento da linha de 3, anotando 13 vezes em 27 tentativas. Pela equipe iraniana, Mohammadsamad Nikkhah anotou 23 pontos, enquanto Hamed Afagh Eslamieh e Hamed Ehadadi anotam outros 15 cada um.

Em grande exibição de Yao Ming, a China (foto) derrotou a seleção de Angola por 85 a 68. O pivô chinês foi quase perfeito nos arremessos de quadra e lances livres, com 91% de aproveitamento nos dois quesitos, e terminou a partida como cestinha, com 30 pontos e sete rebotes. Além de Ming, Sun Yue, com 11 pontos, foi outro nome importante para os donos da casa.

Pelo time de Angola, Joaquim Gomes, com 17 pontos, e Carlos Morais, com 13, foram os maiores nomes, mas no geral todo o time teve baixo aproveitamento nos arremessos de quadra, o que determinou a derrota dos africanos.

Numa partida cheia de rivalidade, a Lituânia derrotou a Rússia por 86 a 79. Rimantas Kaukenas teve um baixo aproveitamento nos arremessos de quadra, mas foi decisivo da linha dos três e nos lances livres, terminando com 20 pontos. Ramunas Siskaukas, com 16 pontos e sete rebotes, e Sarunas Jasikevicius, com 12 pontos, foram outros destaques do time lituano. No time russo, destaque para o americano naturalizado Dzhon-Robert Kholden, com 25 pontos, e para Andrey Kirilenko, com 17 pontos e seis rebotes.

Na partida seguinte, mais um show do "Redeem Team" (time da redenção) americano, que atropelou a Grécia por 92 a 69. O primeiro quarto teve equilíbrio, mas a partir da segunda parte, Kobe e cia. foram abrindo vantagem até consolidar os números finais.

Kobe Bryant, com 18 pontos e quatro rebotes, e Chris Bosh, também com 18 pontos, mas cinco rebotes, foram os cestinhas americanos. Dwayne Wade anotou 17 e ainda conseguiu seis roubadas de bola. Pelo time grego, Theodoros Papaloukas foi o cestinha com 15 pontos e oito rebotes, enquanto Vasileios Spanoulis anotou 14 pontos.

E os atuais campeões olímpicos também mostraram força. A Argentina, comandada por Andres Nocioni, Carlos Delfino e Emanuel Ginobili, derrotou a Croácia por 77 a 53 na última partida da noite. Nocioni anotou 18 pontos e oito rebotes, enquanto Delfino contribuiu com mais 15 pontos e seis rebotes, e Ginobili com 14 pontos e oito assistências, sendo o verdadeiro garçom argentino.

No time croata, Marko Tomas e Marko Banic foram os cestinhas, com míseros nove pontos cada.

Nenhum comentário: