quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Programação olímpica de sexta, 15 de agosto

No tiro com arco, a partir das 23:30 começam as oitavas de final do individual masculino, e partir das 5h as quartas, semifinais e finais.

E nesta sexta começam as disputas do atletismo no Ninho de Pássaro. Os primeiros eventos, a partir das 22h, são as séries dos 100m com barreiras do heptatlo, que conta com a brasileira Lucimara Silva, e as eliminatórias do arremesso de peso masculino.

Pouco depois, pàs 22:45, começam as primeiras eliminatórias dos 100 metros rasos masculino. São dez baterias, das quais os três melhores de cada uma, além dos dez melhores tempos no geral avançam para a segunda fase. Vicente Lenílson corre logo na primeira bateria, ás 22:45, enquanto José Carlos Moreira está na quinta bateria, às 23:17, e Sandro Viana corre na oitava bateria, às 23:41.

Às 23:30, Lucimara Silva compete na segunda prova do heptatlo, o salto em altura. às 23:40, começam as eliminatórias do arremesso de martelo masculino.

O programa segue à 00:10, com as primeiras baterias dos 800m rasos feminino. São seis baterias, nas quais as três melhores de cada série, mais os seis melhores tempos no geral, classificam-se para as semifinais. E encerrando as atividades da manhã chinesa, à 01:10, mais eliminatórias do arremesso de martelo masculino.

A partir das 8h, começa a terceira prova do heptatlo, o arremesso de peso. E às 8:10 começam as eliminatórias dos 1500 metros rasos masculino, com o brasileiro Hudson de Souza (esq.) correndo na terceira bateria.

Logo após, a partir de 08:45, começa o segundo round de eliminatórias dos 100 metros rasos, com mais cinco baterias. Quase ao mesmo tempo, às 08:55, começam as eliminatórias do arremesso de disco feminino, com a brasileira Elisângela Adriano logo como a primeira competidora.

As eliminatórias dos 3000 metros com obstáculos feminino começam às 09:25, com a brasileira Zenaide Viera competindo na terceira bateria.

A final do arremesso de peso masculino começa às 10h, distribuindo as primeiras medalhas no estádio. Pouco depois, às 10:15, começam as provas dos 200 metros rasos do heptatlo, e às 10:20 mais eliminatórias do arremesso de disco feminino.

Um pouco mais tarde, às 10:40, começam as eliminatórias do salto triplo feminino, com a brasileira Gisele de Oliveira.

A partir das 21:55 começam as baterias dos 400 metros com barreiras masculino, com destaque para o americano Kerron Clement, dono da melhor marca do ano com 47.79, e o dominicano Félix Sanchez, campeão em Atenas. O brasileiro Mahau Suguimati corre na primeira bateria. Os três primeiros de cada prova, mais os quatro melhores por tempo, passam para as semifinais.

O programa do primeiro dia de atletismo termina com a prova dos 10.000 metros rasos feminino. Destaque para a americana Shalane Flanagan, a neozelandesa Kimberley Smith, a queniana Peninah Arusei, a etíope Mestawet Tufa e a russa Inga Abitova.

O torneio de beisebol tem sua terceira rodada, com os jogos China x Taiwan (23:30), o clássico EUA x Cuba (00:30), Canadá x Coréia do Sul (7h) e Japão x Holanda (8h).

No badminton, o programa começa às 23h, com a primeira semifinal de duplas masculinas, entre os indonésios Markis Kido e Hendra Setiawan e os dinamarqueses Jonas Rasmussen e Lars Paaske. Em seguida, à meia-noite, a primeira semifinal de simples feminina, entre as chinesas Lan Lu e Xingfang Xie.

Logo em seguida, à 01:00, a segunda semifinal de simples feminina, entre a indonésia Maria Kristin Yulianti e a chinesa Ning Zhang. Na seqüência, a segunda semifinal de duplas masculinas, entre os coreanos Jiman Hwang e Jaejin Lee e os chineses Yun Cai e Haifeng Fu.

Ás 7:30, a segunda semifinal de simples masculina. Logo em seguida, às 8:30, a decisão do bronze das duplas femininas, entre as japonesas Miyuki Maeda e Satoko Suetsuna e as chinesas Yili Wei e Yawen Zhang.

Às 9:30, acontece a segunda semifinal de simples masculina, e encerrando o dia às 10:30, a final das duplas femininas, com as coreanas Hyojung Lee e Kyungwon Lee enfrentando as chinesas Yang Yu e Jing Du.

A quarta rodada do torneio feminino de basquete começa às 22h de quinta, com a República Tcheca enfrentando a Nova Zelândia. Em seguida, à 00:15, a Austrália, de Lauren Jackson, encara a Letônia.

Na seqüência, às 03:30, a seleção brasileira tenta um milagre contra a Rússia. Se as comandadas por Paulo Bassul forem derrotadas, dão adeus definitivo aos Jogos.

Logo após, às 05:45, a China encara a seleção de Mali. Às 9h, os Estados Unidos enfrentam a Espanha, e Coréia do Sul x Belarus finalizam a rodada às 11:15.

No vôlei de praia, a partir das 22h começam as oitavas de final dos torneios masculino e feminino.

No boxe, prosseguem a partir das 2:30 as lutas pelas oitavas de final das categorias 54kg, 57kg e 60kg, sem brasileiros na disputa.

No ciclismo, começam as competições no velódromo de Laoshan, com as provas qualificatórias de sprint por equipes masculinas, perseguição individual masculina e perseguição individual feminina, a partir das 05:30. Mais tarde, ás 07:40, acontecem as finais do sprint por equipes masculinas.

Nos saltos ornamentais, acontece nesta sexta a etapa preliminar do trampolim de 3m feminino, a partir das 02:30.

No hipismo, a partir das 08:15 começam as provas de saltos individuais e por equipes, com a presença dos brasileiros Pedro Veniss, Bernardo Alves, Camila Benedicto e Rodrigo Pessoa.

No futebol, acontecem as quartas de final do torneio feminino. Às 7h, o Brasil de Marta e cia. enfrenta a Noruega em Tianjin, enquanto Estados Unidos e Canadá fazem o clássico da América do Norte em Xangai. Mais tarde, às 10h, a Alemanha, campeã do mundo, encara a Suécia em Shenyang, enquanto a China, dona da casa, tem o duelo asiático contra o Japão em Qinhuangdao.

A esgrima tem, a partir das 22h, as oitavas e quartas de final da competição de espada por aquipes, e às 7h e 8:30, respectivamente, acontecem as disputas da medalha de bronze e ouro na mesma categoria.

Na ginástica, acontece a partir de 00:15 a final do individual geral feminino.As brasileiras Jade Barbosa e Ana Cláudia Silva disputam contra nomes de peso como Shawn Johnson e Nastia Liukin, dos EUA; Yilin Yang e Yuyuan Jiang, da China, e as romenas Sandra Izbasa e Steliana Nistor, dentre outras.

Pelo torneio feminino de handebol, Cazaquistão x China abre a rodada às 22h, e na sequência, às 23:45, o Brasil enfrenta a Coréia do Sul. Mais tarde, ás 3h, Alemanha x Suécia; Romênia x Angola jogam às 04:45; França x Noruega se enfrentam às 8h, e na última partida do dia, ás 9:45, a Hungria enfrenta a Rússia.

No hóquei sobre grama, prossegue o torneio masculino, com os jogos Espanha x China (21:30), Holanda x Canadá (23:30), Bélgica x Nova Zelândia (7h), Paquistão x Austrália (7:30), Coréia do Sul x Alemanha às 9:30 da manhã e África do Sul x Grã-Bretanha finalizando a rodada às 10h.

O judô tem nesta sexta-feira o último dia de disputas em Pequim, com as categorias acima de 100kg masculino e acima de 78kg feminina. No masculino, o brasileiro João Gabriel Schlitter, bronze no Mundial de 2007, no Rio, estréia contra o ucraniano Yevgen Sotnikov. Não há brasileira na competição feminina.

No remo, se a chuva não atrapalhar, várias competições de consolação e valendo medalhas a partir das 03:30.

Na vela, a chuva adiou as regatas desta quinta, então muitos barcos voltam para as raias de Qingdao nesta sexta. A partir de 1h, acontecem regatas das categorias Laser Radial, Laser, RS:X (masculino e feminino), Yngling, Finn, 470 (masculino e feminino), Tornado e Star, que tem a estréia olímpica da dupla Robert Scheidt e Bruno Prada.

No tiro, a partir das 22h começam as provas de skeet (125 alvos) masculino e carabina padrão deitada a 50m masculino, e mais tarde, às 00:30, a final da carabina deitada de 50m.

Pelo torneio de softbol, China e Canadá se enfrentam ás 22:30, enquanto Japão e EUA jogam a partir de 1h. Taiwan x Austrália jogam às 6h, enquanto Venezuela x Holanda entram em campo às 8:30.

O torneio de tênis tem seu dia dedicado aos jogos de duplas masculinas e femininas, se a chuva deixar, a partir das 4h.

No tênis de mesa, a partir das 22h acontecem jogos de playoffs e semifinais de duplas masculinas e femininas.

Pelo torneio de vôlei feminino, a rodada começa às 23h com a Argélia enfrentando a Rússia; na seqüência, a partir de 1h, o Brasil tem o Cazaquistão pela frente, e à 01:30 Venezuela e Polônia se enfrentam. Mais tarde, às 03:30, a Sérvia encara a Itália, e às 9h a seleção dos Estados Unidos enfrenta a China. Finalizando a rodada, às 11h, Cuba busca a terceira vitória contra o Japão.

No levantamento de peso, a partir das 23h acontecem as competições do grupo B da categoria masculina até 85kg. Mais tarde, às 04:30, começam as disputas pelo ouro na categoria feminina até 75kg, e às 8h, a disputa masculina até 85kg.

No pólo aquático, mais uma rodada pelo torneio feminino, começando com Holanda x Austrália (2h), seguindo com Rússia x Estados Unidos (03:20), Hungria x Grécia (04:40) e Itália x China (6h).

Na natação, as disputas começam às 23:03, com as semifinais dos 50m livre masculino, que devem contar com as presenças de Alain Bernard, Eamon Sullivan e César Cielo. Na seqüência, às 23:12, começa a final dos 200m peito feminino, que tem a disputa entre a recordista mundial, a australiana Leisel Jones, a americana Rebecca Soni (recordista olímpica) e a austríaca Mirna Jukic.

Logo em seguida, ás 23:19, temos a final dos 200m costas masculino, que tem os recordistas mundiais, os americanos Ryan Lochte e Aaron Peirsol (ambos têm a marca de 1:54.32) brigando pelo ouro. Após esta decisão, acontecem as semifinais dos 200m costas feminino.

Às 23:48, acontece a final dos 200m medley masculino, que pode render mais uma medalha de ouro para Michael Phelps. Ryan Lochte, Laszlo Cseh (Hungria) e o brasileiro Thiago Pereira também estão na briga pelas medalhas.

Na seqüência, à 00:04, acontece a final dos 100m livre feminino, com uma briga de foice entre a australiana recordista mundial Lisbeth Trickett, a americana Natalie Coughlin, a finlandesa Hanna-Maria Seppala, a chinesa Yingwen Zhu e a alemã Britta Steffen, recordista olímpica.

Encerram a programação da manhã as semifinais dos 100m borboleta masculino.

As atividades noturnas no Cubo D'Água começam às 7:33, com as eliminatórias dos 50m livre feminino. Nomes como Lisbeth Trickett, Britta Steffen, Yingwen Zhu, Marleen Veldhuis e a veterana americana Dara Torres. Aos 41 anos, ela tenta surpreender na sua quinta Olimpíada. Ela já conquistou uma prata no revezamento 4x100 livre, e quem sabe não teremos a veterana no pódio novamente.

A brasileira Flávia Delaroli compete na décima bateria, a mesma de Dara Torres, da australiana Cate Campbell e da bielo-russa Aleksandra Gerasimenya.

Às 7:57, começam as cinco séries eliminatórias dos 1500m livre masculino. O recordista mundial Grant Hackett, da Austrália, incia sua saga para o tricampeonato olímpico, brigando com os americanos Larsen Jensen e Peter Vanderkaay, o chinês Lin Zhang e o polonês Mateusz Sawrymowicz.

Mais tarde, às 9:32, começam as baterias do revezamento 4x100 medley feminino. A Austrália, recordista mundial, briga com as americanas e britânicas pelo melhor tempo. A equipe brasileira disputa a primeira bateria.

Encerrando o programa do dia, as baterias do revezamento 4x100 medley masculino. A equipe dos EUA é favorita ao lado da Austrália, e o Brasil está no páreo na primeira bateria.

Nenhum comentário: