sábado, 16 de agosto de 2008

OURO PARA O BRASIL! César Cielo vence os 50m livre na natação

15/08/2008 - 23h41
Cielo vence 50 m livre e é primeiro brasileiro campeão olímpico da natação

Bruno Doro
Em Pequim (China)

Quando César Cielo conquistou a medalha de bronze nos 100 m livre, na quarta-feira, e disse que iria trazer também a medalha de ouro, poucos acreditaram no que o nadador falava. Nesta sexta-feira, ele cumpriu a promessa. Com 21s30, a apenas dois centésimos do recorde mundial, o brasileiro quebrou novamente a marca olímpica da prova e conquistou o primeiro ouro do Brasil em Pequim.

Com a medalha de ouro dos 50 m livre, conquistada nesta noite (manhã de sábado em Pequim), ele se torna o primeiro brasileiro campeão olímpico da natação. Antes dele, as principais glórias nas piscinas eram de prata, duas com Gustavo Borges (100 m livre em Barcelona-1992 e 200 m livre em Atlanta-1996) e uma com Ricardo Prado (400 m medley em Los Angeles-1984).

Dois franceses completaram o pódio, Amaury Leveaux com 21s45 para levar a prata, e Alain Bernard, atual campeão olímpico dos 100 m livre, bronze com 21s49.

Nas eliminatórias para a prova, Cielo já dava sinais de que poderia surpreender. No primeiro dia em que caiu na água para nadar a distância, ele quebrou o recorde olímpico, com 21s47 - a marca foi quebrada logo na seqüência por Leveaux, com 21s46.

Nas semifinais, ele voltou a abaixar o melhor tempo já nadado em piscinas olímpicas. Com 21s34, ele foi para a final com o melhor tempo entre os oito classificados.

Nada mal para o garoto de Santa Bárbara do Oeste que tentou, antes da natação, ser judoca ou jogador de vôlei. "O problema do judô é que eu era muito mais alto que os meninos da minha idade, então me colocavam pra lutar com os mais velhos e eu levava muita porrada". O vôlei foi uma escolha do pai, também César. Quem definiu a carreira do nadador, porém, foi a mãe, Flávia, que o levou para o Pinheiros em 2003.

Em São Paulo, ele passou a treinar com o nadador que, anos mais tarde, superaria: Gustavo Borges. "Fiquei quase dois anos treinando com ele e aprendi muita coisa. O Gustavo é muito atencioso e perfeccionista, e me ajudou a melhorar minha técnica", conta. Foi o veterano que levou o jovem nadador para Auburn, a universidade em que se consagrou como um dos maiores velocistas do circuito universitário norte-americano.

E foi de Auburn que veio outra peça chave na conquista: o australiano Brett Hawke. Técnico na universidade, ele se integrou à comissão técnica da equipe brasileira à pedido de Cielo, para manter o programa de treinos tão vitorioso que o brasileiro fazia nos EUA. Ex-nadador olímpico, Hawke foi sexto em Atenas-2004.

"O que eu sempre digo a ele é que a melhor fase da minha carreira veio quando eu menos pensava nos meus adversários", lembra o técnico. Nos 100 m livre, em que nadou na raia oito, o conselho funcionou para o bronze. Nos 50 m livre, foi ainda mais longe: valeu ouro.

Confira o resultado final da prova:

1- César Cielo Filho (Brasil) - 21.30
2- Amaury Leveaux (França) - 21.45
3- Alain Bernard (França) - 21.49
4- Ashley Callus (Austrália) - 21.62
5- Ben Wildman-Tobriner (EUA) - 21.44
6- Eamon Sullivan (Austrália) - 21.65
7- Roland Schoeman (África do Sul) - 21.67
8- Stefan Nystrand (Suécia) - 21.72

15/08/2008 - 23h56
Cielo celebra sonho de criança e diz: "sou campeão olímpico"

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Após terminar a prova dos 50 m livre e fechar a sua participação em Pequim com uma medalha de ouro e um bronze, o brasileiro César Cielo celebrou ter realizado um sonho de criança nos Jogos Olímpicos.

"Sou um campeão olímpico. Era um sonho que tinha desde criança. Nunca imaginei chegar onde cheguei. Agora posso dizer: sou um campeão olímpico", disse ao Sportv.

O brasileiro tentou passar um pouco de como foi a sua emoção após a linha de chegada ao saber que havia conseguido cumprir a sua promessa de conquistar o ouro olímpico nos 50 m livre.

"É muito bom, não tem sensação melhor de olhar o número um na frente do seu nome no placar eletrônico", declarou, visivelmente emocionado.
(UOL)

Nenhum comentário: