domingo, 17 de agosto de 2008

Natação: EUA vencem o 4x100 medley masculino e transformam Phelps no maior atleta olímpico de todos os tempos

Phelps leva oitavo ouro e deixa Pequim com o título de maior atleta olímpico

Estrela americana vence o 4x100m medley e supera recorde de Mark Spitz

GLOBOESPORTE.COM Pequim

O oitavo ouro consagrador não poderia vir tão fácil. O nadador americano de peito Brandon Hansen passou o bastão para Michael Phelps na terceira colocação. O fenômeno da natação teria que provar mais uma vez por que é o maior atleta olímpico da história. Nenhum problema. Desta vez, ele foi decisivo. Só com a sua tradicional e incrível virada colocou a equipe dos Estados Unidos na liderança da final do 4x100m medley, a última prova da natação nos Jogos Olímpico de Pequim. Agora era só Jason Lesak, que já havia "salvado a medalha no 4x100m livre", segurar o australiano Eamon Sullivan e garantir o tão sonhado oitavo ouro de Phelps na competição. Foi sofrido, bem mais do que o previsto, mas Lesak bateu na frente, e Phelps se despediu da China como o maior campeão olímpico da história.

A equipe americana ainda bateu o recorde mundial com o tempo de 3m29s34. A Austrália garantiu a prata com o tempo de 3m30s04. Japão ficou com o bronze em 3m31s18. O antigo recorde mundial, 3m30s68, também era dos americanos

A estrela americana conquistou em Pequim uma medalha dourada a mais que o também nadador americano Mark Spitz nas Olimpíadas de Munique 1972. Phelps venceu na China os 100m e 200m borboleta, 200m livre, 200m e 400m medley e nos revezamentos 4x200m livre, 4x100m livre e 4x100m medley. No entando, como Phelps não conseguiu quebrar a marca dos 100m borboleta, os dois nadadores empataram em número de recordes mundiais conquistados nas duas edições olimpícas.

Recorde somando todas Olimpíadas

Além do recorde de ouros em uma mesma edição dos Jogos Olímpicos, Phelps também conquistou em Pequim o maior número no geral. Com 14 ouros em três Olimpíadas (Sydney, Atenas e Pequim), Phelps supera as nove medalhas douradas conquistadas por Carl Lewis (atletismo, em quatro Olimpíadas), Mark Spitz (natação, em duas Olimpíadas), Paavo Nurmi (atletismo, em três Olimpíadas) e Larissa Latynina (ginástica artística, em três Olimpíadas). Em Atenas, Phelps garantiu seis ouros (100m e 200m borboleta, 200m e 400m medley e revezamentos 4x100m medley e 4x200m livre) e dois bronzes (200m livre e 4x100m livre).

A prova

Ele chegou à borda da piscina tranqüilo, com Ipod no ouvido, escutando rap – o estilo de música que costuma ditar o ritmo de suas braçadas. Aaron Peirsol entrou na água e ainda dava impressão que os Estados Unidos não teriam problemas para garantir o ouro. Mas quando Brendan Hansen foi fazer a sua parte no nado peito, ficou claro que não seria tão fácil assim. O americano, que não vive um bom momento, não conseguiu segurar o ritmo do japonês Kozuke Kitajima (ouro nos 100 e 200m peito de Pequim) e ainda foi ultrapassado pelo australiano Brenton Rickard.

Bem diferente de seu papel no 4x100m livre, quando foi o primeiro a entrar na água e não teve a pressão de ter que decidir, Phelps tinha agora que inverter o quadro para recuperar a grande diferença de 1s20 centésimos. Nos primeiros 50m, não conseguiu, mas depois da virada, já apareceu na liderança. Lezak, de 32 anos, mais uma vez teve papel de destaque. Só que agora, no lugar do francês Alain Bernard, teria que encarar a estrela australiana Eamon Sullivan. Nas últimas braçadas, Sullivan apertou o ritmo, mas já não dava mais para alcançar Lezak e acabar com o sonho de Phelps.

Confira o resultado final da prova:

1- Estados Unidos (Aaron Peirsol, Brendan Hansen, Michael Phelps e Jason Lezak) - 3:29.34 - novo recorde mundial
2- Austrália (Hayden Stoeckel, Brenton Rickard, Andrew Lauterstein e Eamon Sullivan) - 3:30.04
3- Japão (Junichi Miyashita, Kosuke Kitajima, Takuro Fujii e Hisayoshi Sato) - 3:31.18
4- Rússia (Arkady Vyatchannin, Roman Sludinov, Evgeniy Korotyshkin, Evgeniy Lagunov) - 3:31.92
5- Nova Zelândia (Daniel Bell, Glenn Snyders, Corney Swanepoel e Cam Gibson) - 3:33.39
6- Grã-Bretanha (Liam Tancock, Christopher Cook, Michael Rock e Simon Burnett) - 3:33;69
7- África do Sul (Gerhard Zandberg, Cameron can der Burgh, Lyndon Ferns e Darian Townsend) - 3:33.70
8- Itália (Mirco di Tora, Loris Facci, Mattia Nalesso e Filippo Magini) - desclassificada

Nenhum comentário: