quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Natação: César Cielo está na final dos 100m livre em Pequim

12/08/2008 - 23h10
Em dupla quebra de recorde mundial, Cielo chega à final dos 100m livre

Bruno Doro
Em Pequim (China)

Em dia de quebra de mais uma marca mundial no Cubo D'Água de Pequim, o brasileiro César Cielo obteve vaga para a final dos 100 m livre no sufoco. Após errar a virada, ele se classificou com 48s07, quinta colocação de sua bateria e o oitavo tempo no geral.

O destaque da semifinal foi a sucessiva quebra do recorde mundial da distância, em uma prévia de uma das finais mais disputadas da história. Na primeira bateria, a mesma de Cielo, o francês Alain Bernard recuperou o recorde mundial ao nadar em 47s20.

Na seqüência, na segunda semi, o australiano Eamon Sullivan, que tinha quebrado a marca do francês na final do revezamento 4x100 m livre, há dois dias, voltou a ser o recordista, ao nadar em 47s05.

Sullivan nem mesmo viu a primeira semifinal, mas sabia que teria de melhorar seu tempo para voltar a ser o mais rápido do mundo. "Eu sabia que teria de nadar muito bem só para ir até a final. Não assisti a primeira bateria de propósito, mas quando você ouve a torcida, sabe o que aconteceu", afirmou o australiano.

"Essa é uma competição de alto nível, então é normal que os recordes caiam a cada prova", minimizou Bernard. O francês entrou nos 100 m livre em xeque, após ser o último francês a nadar no revezamento 4 x 100 m, pular na água na frente dos norte-americanos e acabar em segundo lugar. "Agora começo a nadar do jeito que queria. Espero que as pessoas não tenham ficado muito decepcionadas".

A classificação para a final foi inesperada até para Cielo. Quando saiu da piscina, já não contava em passar para a próxima fase por causa do equilíbrio da prova. "Foi um prova boa, mas acho que não entrei na final. Disputar uma prova que não é minha especialidade ajuda psicologicamente. É sempre bom, até porque consegui fazer meus melhores tempos e vi que estou em boa forma", disse o nadador brasileiro.

Quando soube da classificação, o paulista ficou aliviado. "Essa prova quase me mata do coração, quase não encostei o pé na virada. Foi uma prova bem ruim e ainda bem que passei para a final. Na final, tudo pode acontecer e eu vou nadar melhor".

A final dos 100 m livre será disputada na noite desta quarta-feira. A definição da medalha está marcada para as 23h49 (horário de Brasília). Os oito classificados para a final dos 100m livre foram: Alain Bernard (França), Stefan Nystrand (Suécia), Jason Lezak (EUA), Lyndon Ferns (África do Sul), César Cielo Filho (Brasil), Eamon Sullivan (Austrália), Pieter van den Hoogenband (Holanda) e Matt Target (Austrália).

Nenhum comentário: