domingo, 17 de agosto de 2008

Mark Spitz: "o que Phelps fez foi um tributo à sua magnitude"

Superado no número de ouros conquistados em uma edição dos Jogos, ex-nadador considera conquistas do compatriota como épicas
GLOBOESPORTE.COM Pequim, China

Na noite deste sábado, ele perdeu o título de maior atleta olímpico da História. Porém, Mark Spitz não está triste. Detentor de sete medalhas douradas nas Olimpíadas de Munique (1972), o nadador americano está "encantado" com as oito conquistas de seu compatriota Michael Phelps nos Jogos de Pequim.

- O que ele fez hoje foi épico para que o mundo todo visse o quanto ele é incrível. Sempre acreditei que ele conseguiria. Isso é um tributo à sua magnitude – disse Spitz, em entrevista ao jornal americano "The New York Times".

Quanto ao fato de ser comparado com Phelps na disputa de melhor nadador da história, Spitz não se preocupa em vencer essa prova.

- Ele não tinha nascido quando eu conquistei as sete medalhas, mas tenho certeza de que fui uma inspiração para ele e tomo isso como um grande elogio. O ditado diz: 'Diga-me com quem andas e eu te direi quem és'. Pois bem, sendo assim, eu sou uma pessoa muito feliz por andar ao lado de Phelps – concluiu.

Nos Jogos de Pequim, Phelps venceu os 100m e 200m borboleta, 200m livre, 200m e 400m medley e nos revezamentos 4x200m livre, 4x100m livre e 4x100m medley. Porém, por não ter superado o recorde mundial nos 100m borboleta, o nadador ainda fica empatado com Spitz quanto a quebras de melhores marcas do mundo. Os dois conseguiram o feito por sete vezes.

Nenhum comentário: