sábado, 9 de agosto de 2008

Judô brasileiro não se dá bem no primeiro dia dos Jogos

Matérias do UOL:

09/08/2008 - 02h15
Denílson Lourenço perde e também é eliminado das Olimpíadas
Bruno Doro
Em Pequim (China)*

Após a derrota de Sarah Menezes, o brasileiro Denílson Lourenço também foi eliminado neste sábado, em sua segunda luta no torneio olímpico de judô. O lutador paulista perdeu para o tcheco Pavel Petrikov no ginásio da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pequim e depois não avançou à repescagem, pois seu algoz foi derrotado na luta seguinte.

Mais agressivo no início do combate, tentando sempre agarrar a perna do brasileiro, o tcheco pontuou a três minutos do final, com uma técnica de sacrifício. Inicialmente, foi marcado um yuko, que depois foi mudado para koka.

Em vantagem, o tcheco continuou mirando as pernas de Denílson, que se defendia. A um minuto do final da luta, o brasileiro tentou ataque, mas acabou levando um contra-golpe e sofreu um yuko, que definiu a luta.

Esta foi a segunda vez que os dois se enfrentaram em uma competição oficial. A primeira aconteceu há dois anos na Copa do Mundo de Praga. Daquela vez, porém, o paulista levou a melhor.

Lourenço iniciou a disputa atrás de todos os outros rivais da chave e por isso foi o primeiro a entrar no tatame nas Olimpíadas. Após derrotar o brasileiro, Petrikov encarou o uzbeque Richod Sobirov manteve vantagem de koka até o fim do duelo, quando o rival empatou.

Melhor preparado fisicamente, Sobirov manteve melhor ritmo no golden score até que o tcheco foi punido por segurar a calça do adversário. Com a derrota de Petrikov, Lourenço abandonou a disputa.

Em sua primeira luta, o brasileiro ainda venceu o ucraniano Maksym Korotun por ippon, após imobilizar o adversário. No início do duelo, o brasileiro teve total domínio da pegada e forçou uma punição ao rival por entrada falsa. Logo em seguida, o ucraniano devolveu o koka com um golpe por baixo.

Lourenço não se abateu e manteve o domínio na luta. Após realizar uma boa passagem no solo, o atleta do clube Pinheiros conseguiu inverter Korotun e imobilizá-lo por 25 segundos para ficar com a vitória sem grandes dificuldades.

Esta foi a segunda participação de Lourenço em uma Olimpíada - antes ele havia disputado os Jogos Olímpicos de Sydney-2000, onde parou na primeira rodada. Em junho deste ano, o atleta chegou a realizar uma cirurgia no joelho direito e precisou interromper seus treinamentos, mas não teve sua participação em Pequim ameaçada.
------------------------------------------------------------
09/08/2008 - 03h18
Algoz perde e Sarah Menezes está fora dos Jogos Olímpicos
Bruno Doro
Em Pequim (China)

A piauiense Sarah Menezes é a primeira brasileira eliminada na chave do judô dos Jogos Olímpicos de Sydney. Após perder na estréia para a húngara Eva Csernoviczki, ela viu a algoz ser derrotada pela romena Alina Dumitru e acabar com suas chances de repescagem.

Csernoviczki precisava chegar às semifinais para Menezes voltar a lutar em Pequim, mas pegou uma das rivais mais fortes de sua categoria. Dumitru é campeã européia e terceira colocada do Mundial de 2007, no Rio de Janeiro.

Confirmando o favoritismo, a romena conseguiu um waza-ari no último minuto de luta para chegar às quartas-de-final. Dumitru ainda conseguiu um koka e levou dois shidos, mas o resultado já estava definido.

Sarah, de 18 anos, disputou as Olimpíadas pela primeira vez na carreira. Para garantir sua classificação, ela desbancou a carioca Daniela Polzin, titular da seleção brasileira nos últimos anos e representante do país em Atenas-2004.

"Nos treinamentos eu brinquei com essa húngara, jogava ela toda hora. Mas na hora da competição, os méritos foram dela. Ela encaixou o golpe antes", afirmou Sarah lamentando o revés por ippon para a velha conhecida.

O outro brasileiro no primeiro dia de judô, Denílson Lourenço, também foi eliminado. Ele perdeu para o tcheco Pavel Petrikov e depois não avançou à repescagem pois seu rival perdeu a luta seguinte para Richod Sobirov, do Uzbequistão.

Nenhum comentário: