domingo, 17 de agosto de 2008

Ginástica: Jade termina em sétimo no salto

Principal nome da nova geração da ginástica artística do Brasil, Jade Barbosa, de 17 anos, deixou os Jogos Olímpicos de Pequim sem medalhas. Neste domingo, em sua terceira final na competição, a atleta terminou em sétimo lugar no salto.

Apontada como o principal nome feminino da modalidade no país, após as três medalhas conquistadas nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e o bronze do individual geral do Mundial de Stuttgart no ano passado, Jade não conseguiu subir ao pódio em Pequim.

Durante a semana, ela foi oitava colocada na disputa por equipes e décima no individual geral. No salto, voltou a mostrar erros em sua apresentação, não passando do sétimo lugar com a nota de 14,487 entre as oito participantes.

A medalha de ouro da prova foi para a norte-coreana estreante Un Jong Hong com a nota de 15,650. Ela passou a uzbeque naturalizada alemã Oksana Chusovitina, medalha de prata com 15,575 de nota. A favorita Fei Cheng, da China, caiu em uma de suas aterrissagens e foi bronze com 15,562.

Nas duas apresentações no salto, Jade teve uma queda imperfeita, quase encostando os joelhos no solo. Para o primeiro salto, foi dada a nota de 14,725. No segundo, a brasileira teve 14,250. Como comparação, no Pan, com a medalha de ouro, Jade teve 14,912 de pontos.

A atleta apresentou uma série de dificuldade menor do que a da final por equipes. "Eu sabia que não tinha chance de medalha por causa das notas das outras meninas. Se tivesse feito o salto de anteontem e tivesse caído, teria tirado uma nota menor", justificou.

Apesar de ter ficado fora do pódio, Jade aprovou o seu desempenho nas Olimpíadas. "Eu cheguei na final do salto, algo que nunca tinha acontecido antes, e a equipe foi bem", disse.

Após os Jogos de Pequim, Jade Barbosa vai assumir um novo papel na seleção brasileira. Com as aposentadorias de Daniele Hypólito e Daiane dos Santos, além da fase ruim de Laís Souza, caberá a ela a condição de tutora das novas apostas do país, como Ana Cláudia Silva, Ethiene Franco e Khiuani Dias.

O jeito tímido e a fama de 'chorona' marcam a trajetória de Jade Barbosa. Revelada pelo Flamengo, a atleta foi integrada à seleção brasileira de ginástica em 2006 e não precisou de muito tempo para se destacar. Após o sucesso no Pan, ficou conhecida nacionalmente.

Confira a classificação final do solo:

1 - Hong Su-Jong (COR) – 15.650
2 - Oksana Chusovitina (ALE) – 15.575
3 - Fei Cheng (CHN) – 15.562
4 - Alicia Sacramone (EUA) – 15.537
5 - Ariella Kaslin (SUI) – 15.050
6 - Carlotta Giovannini (ITA) – 14.550
7 - JADE BARBOSA (BRA) - 14.487
8 - Anna Pavlova (RUS) - 7.812

Fontes: UOL e Globoesporte.com

Nenhum comentário: