sábado, 9 de agosto de 2008

Ginástica: Diego Hypólito na final do solo

Matéria do UOL:

09/08/2008 - 07h06
Diego Hypólito faz grande apresentação e fica perto da final do solo
Lello Lopes
Em Pequim (China)

Diego Hypólito
está muito perto de se tornar o primeiro ginasta brasileiro a disputar uma final por aparelhos nos Jogos Olímpicos. Neste sábado, o atleta confirmou o seu favoritismo e tirou a nota 15,950 no solo em Pequim. Só uma tragédia tira o atleta da briga por medalhas.

Após a segunda bateria de exercícios, Diego ocupa a primeira colocação no aparelho. Ele aguarda os resultados dos outros 29 atletas que disputam a última bateria, marcada para esta noite (manhã no Brasil) em Pequim. Os oito primeiros colocados se classificam para a decisão, no domingo da semana que vem.

Bicampeão mundial no solo, Diego Hypólito entrou no Ginásio Nacional, em Pequim, vestindo o short de ginástica e o blusão da equipe brasileira. Como é de praxe, ele se benzeu assim que pisou no tablado.

Diego então esperou a sua vez de competir. O brasileiro cumpriu o que havia anunciado no meio da semana e estreou na Olimpíada na prova do salto. O aparelho foi usado como pára-raio, para que Diego já sentisse o clima da competição. O brasileiro recebeu a nota 16,100 em seu primeiro salto, e desistiu do segundo, poupando-se para a prova do solo.

No meio da semana, o técnico de Diego Hypólito, Renato Araújo, previa que uma apresentação com nota por volta de 15,800 garantiria a vaga na final. E o atleta já entrou no solo sabendo que nem precisava atingir esse índice. Quando iniciou a sua apresentação, o líder da disputa era o espanhol Gervasio Deferr, com 15,825. Os outros ginastas tinham notas mais baixas.

Dois dos principais rivais de Hypólito não foram bem. O atual campeão olímpico, o canadense Kyle Shewfelt, tirou apenas 15,525 e deve ficar de fora da final. Já o também canadense Brandon O'Neill, que foi vice-campeão mundial em 2005, sentiu uma lesão no tornozelo e abandonou a prova.

Diego foi o penúltimo ginasta a entrar no solo na segunda bateria eliminatória. Com o ginásio lotado de torcedores que apoiavam os chineses, ele fez uma apresentação com poucos erros.

Os jurados gostaram do desempenho do atleta, que saiu do solo comemorando bastante. Ele foi abraçado com força pelo seu técnico e recebeu os cumprimentos dos outros ginastas.

Nenhum comentário: