domingo, 17 de agosto de 2008

Ginástica: Diego Hypólito luta para fazer história nos Jogos

Indeciso sobre 'arma secreta', Hypolito luta para fazer história nas Olimpíadas

Daiane e Jade também buscam medalhas na despedida brasuca em Pequim

GLOBOESPORTE.COM Pequim

Ele ainda decidiu sobre a série que apresentará na final, mas tem uma certeza: entrará no tablado para tentar fazer história e conquistar a primeira medalha da ginástica brasileira em Jogos. De preferência, dourada. Após se classificar para a decisão do solo com a melhor nota, Diego Hypolito luta, neste domingo, às 7h (Brasília), para realizar seu maior sonho, subir ao pódio olímpico.

Quem acordar mais cedo para acompanhar o melhor ginasta do Brasil em ação mal terá tempo de se recuperar depois de sua participação no solo. Logo em seguida, às 7h45m, a gauchinha Daiane dos Santos tentará espantar o fantasma da Atenas com uma nova participação na final do mesmo aparelho. Antes de se despedir dos Jogos, a ginástica brasuca ainda terá Jade Barbosa, que briga por uma medalha no salto às 9h15m.

Apresentação de rival determinará série

Aliviado após conquistar a nota 15.950 na fase de classificação, Diego Hypolito teve uma semana para preparar corpo e mente para a final mais importante de sua vida. Segundo seu técnico, Renato Araújo, o ginasta está tranqüilo e procurou usar o tempo livre para se concentrar na Vila Olímpica. Uma dúvida, porém, deve durar até minutos antes de sua apresentação: usar ou não o Hypolito (duplo twist carpado com pirueta), movimento criado por ele, na final?

- Tem sempre aquela questão. Ou complica para ganhar, mas corre o risco de ficar sem medalha, ou faz uma série mais limpa e mais segura – explica Renato Araújo.

A resposta dependerá do desempenho de seu principal rival, Marian Dragulescu. O romeno, campeão mundial do aparelho em 2006 (o brasileiro venceu em 2005 e 2007), será o segundo a se apresentar. Diego, que não usou o Hypolito na classificação e competirá em seguida, avaliará o adversário e só então decidirá sobre sua série.

De volta à final, Daiane espera surpreender

Para Daiane dos Santos, voltar a disputar uma final olímpica no solo será a chance de "escrever uma nova história", como ela mesma diz. Favorita ao ouro nos Jogos de Atenas, a ginasta acabou com o quinto lugar. A gaúcha também foi a quinta melhor da classificação, mas tem motivos de sobra para sonhar com o pódio. Na competição por equipes, diante de suas principais rivais, conquistou a terceira melhor nota do aparelho.

Jade Barbosa, por sua vez, está nas Olimpíadas pela primeira vez, mas já disputa a sua terceira final. Depois de competir por equipes e no individual geral, a carioca brigará por uma medalha no salto. Na decisão de sexta-feira, ela caiu em sua passagem pelo aparelho, mas, com uma nota de partida altíssima em sua série, conquistou uma boa pontuação. Se acertar desta vez, voltará a viver fortes emoções, pois será uma das candidatas ao pódio.

Nenhum comentário: