domingo, 10 de agosto de 2008

COI veta presença de atleta grega nos Jogos

10/08/2008 - 02h47
COI decide vetar presença de atleta grega nos Jogos de Pequim

Das agências internacionais
Em Pequim (China)

O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou neste domingo a exclusão da velocista grega Ekaterini Thanou dos Jogos de Pequim. A decisão foi motivada pelo controverso episódio envolvendo a atleta em 2004, quando ela "fugiu" da bateria de exames antidoping.

Vice-campeã dos 100 metros em Sydney-2000, Ekaterini Thanou chegou a ser banida do esporte em 2004. A atleta grega foi punida por simular um acidente de moto com o campeão dos 200 metros em Sydney, Kostas Kenteris, para escapar de outros testes aos quais ambos seriam submetidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

No entanto, mesmo suspensa, a grega foi incluída na lista do atletismo em Pequim pelo Comitê Olímpico Grego, que alegou que sua exclusão dos Jogos é uma hipocrisia. Já o porta-voz do COI estabeleceu que Thanou "prejudicou o movimento olímpico" e que a decisão pela saída foi unânime dentro da entidade.

Para tentar reverter a decisão, Thanou ainda tentará apelar a Corte Arbitral do Esporte. A prova para a qual este inscrita tem início na próxima sexta-feira.

Nenhum comentário: