segunda-feira, 9 de agosto de 2004

Final de semana chato em Gravatá. Muita pegação no pé, muita pentelhação, muita invencionice materna, mas tudo bem, a gente tem que pagar nossos pecados de vez em quando.

Nesse interim, acabei assistindo dois filmes, no sábado à noite:

O Candidato - Filme de 1972, com Robert Redford, direção de Michael Ricthie. Filmaço sobre como se molda uma candidatura política. Redford é um advogado que é, mesmo contra seus princípios, lançado como candidato democrata ao Senado pelo estado da Califórnia. O filme vai mostrando, sem pressa, como agem agentes de marketing, assessores de imprensa, mídia e concorrência durante um pleito. E como essas pessoas podem fazer o candidato agir de uma forma nunca antes imaginada...

O Assalto - Filme de 2001, com Gene Hackman, Danny DeVito, Sam Rockwell, Delroy Lindo e Rebecca Pidgeon, direção de David Mamet. Mamet é especialista em filmes com estilo próximo ao noir, onde ninguém confia em ninguém e qualquer um pode passar a perna no outro a qualquer momento. Pois esse é mais um exemplar do gênero. Hackman é um veterano ladrão que é obrigado, por conta de dívidas, a executar mais um golpe antes de se aposentar. O ritmo lento e a falta de cenas mais agitadas pode fazer o espectador ficar impaciente, mas nos diálogos e atitudes está o mérito da fita, que ainda assim é um momento menor nas carreiras de Mamet e Gene Hackman - que faz seu trabalho com eficiência, mas sem o mesmo brilho de seus melhores momentos. Se por acaso você quiser ver Mamet mais inspirado no gênero, procure um filme chamado A Trapaça nas locadoras.

Nenhum comentário: