terça-feira, 10 de agosto de 2004

Ah, que novidade...

09/08/2004 - 10h31
Jovens entre 18 e 29 anos baixam mais conteúdo pirata
da Folha Online

Os jovens entre 18 e 29 anos são os que mais baixam conteúdo pirata da internet, como músicas, filmes e programas, revelou um estudo da BSA (Business Software Alliance) no Reino Unido.

Segundo o estudo, quase metade (44%) dos jovens dessa faixa etária fizeram download de material pirata, enquanto entre os internautas com mais de 50 anos o índice é de 17%.

Segundo o estudo, a internet, gravadores de CDs mais baratos e comerciantes que vendem produtos piratas são os responsáveis por facilitar o acesso à pirataria. Os itens mais comuns são programas, CDs e DVDs.

A BSA diz ainda que existe um "crescente desrespeito" pelos direitos autorais e que está se formando uma "geração pirata", que considera normal comprar e usar produtos ilegais.

Cerca de 30% dos jovens entre 18 e 29 anos nem mesmo considera as leis de direitos autorais quando compram ou baixam produtos ilegais. E apenas 8% seriam criticados pela família por comprar artigos piratas.

"O que é particularmente chocante é que a geração mais jovem é aquela que está ativamente aceitando e participando da pirataria de artigos", disse um porta-voz da BSA ao site da "BBC" (news.bbc.co.uk). Segundo ele, os jovens consomem não apenas programas piratas, mas todo o tipo de produto falsificado.

"O problema começa nas escolas e precisamos trabalhar com o sistema educacional para explicar aos jovens que a propriedade intelectual deve ser respeitada, por que ela deve ser respeitada e qual o lado negativo de não respeitá-la", afirmou.

A pesquisa mostra ainda que a intenção de compra ou download de produtos piratas mudam de acordo com os bens pirateados. Geralmente, quanto maior a empresa, mais "felizes" as pessoas ficam em comprar versões ilegais dos produtos.

"Precisamos acabar com o mito de que falsificação e pirataria são crimes que não causam vítimas", disse Bryan Lewin, chefe da divisão contra a pirataria do TSI (Trading Standards Institute). De acordo com Lewin, produtos pirateados geralmente são feitos pelo crime organizado, que usam o dinheiro para cometer outros crimes.
--------------------------------------
Baixem os preços das coisas originais que a pirataria diminui ou mesmo acaba... 35 reais num CD? Nem lascando.

Nenhum comentário: