terça-feira, 22 de fevereiro de 2005

Werder Bremen x Lyon

Oitavas-de-final - Werder Bremen x Lyon

Liga dos Campeões - Weserstadion (Bremen)

O Werder Bremen sabe que precisa adaptar seu jogo às necessidades de uma fase eliminatória se quiser ter sucesso contra o Lyon, nesta quarta-feira, pelas oitavas-de-final da Liga dos Campeões. O time teve uma média de dois gols marcados por jogo na fase de grupos, mas sofreu pelo menos um em cada.

Com os gols fora de casa fazendo diferença em caso de empate na soma dos resultados, permitir que o Lyon marque pode ser fatal para os campeões alemães, que chegam aos "mata-matas" pela primeira vez. A cautela exigida é ainda maior por causa do estilo de jogo do time francês, que promete entrar com três atacantes.

O zagueiro Frank Baumann, capitão do Werder, está suspenso e fica de fora. O atacante Miroslav Klose, que estava gripando e não atuou na goleada de 4 a 1 sobre o Hannover 96, que deixou o time em terceiro lugar na Bundesliga, está recuperado . Gustavo Nery, que interessa ao Corinthians, deve ser opção no banco de reservas.

O Lyon, que domina o Campeonato Francês e caminha para o quarto título consecutivo, espera chegar novamente às quartas-de-final, como fez na última temporada antes de cair diante do campeão Porto. O principal desfalque é o lateral Anthony Reveillère, lesionado. O zagueiro Cláudio Caçapa, que havia retornado após três meses parado por contusão, voltou a sentir e não foi relacionado.

WERDER BREMEN
1-Andreas Reinke; 7-Paul Stalteri, 25-Valerien Ismael, 3-Petri Pasanen, 23-Ludovic Magnin; 20-Daniel Jensen, 4-Fabian Ernst, 24-Tim Borowski, 10-Johan Micoud; 11-Miroslav Klose, 17-Ivan Klasnic
Técnico: Thomas Schaaf

LYON
1-Gregory Coupet; 15-Lamine Diatta, 3-Cris, 20-Eric Abidal, 23-Jeremy Berthod; 4-Michael Essien, 7-Mahamadou Diarra, 8-Juninho Pernambucano; 14-Sidney Govou, 10-Florent Malouda, 22-Sylvain Wiltord
Técnico: Paul Le Guen

Árbitro: Frank De Bleeckere (Bélgica)

DEZ FATOS SOBRE WERDER BREMEN X LYON

- O confronto entre Werder Bremen e Lyon tem um precedente: eles se enfrentaram na temporada 1999/2000, pela Copa da UEFA. O time alemão conquistou uma das viradas mais impressionantes da competição em todos os tempos.

- O Lyon venceu o primeiro jogo por 3 a 0, gols de Sonny Anderson (2) e Tony Vairelles. Na volta, o Werder goleou por 4 a 0 e ficou com a vaga. Marcaram Marco Bode, Andreas Herzog, Frank Baumann e Claudio Pizarro.

- Remanescentes das partidas de 1999: o técnico Thomas Schaaf e o zagueiro Frank Baumann, no Werder Bremen, e o goleiro Gregory Coupet, no Lyon.

- O Werder Bremen nunca perdeu em casa para um time francês. Foram quatro jogos, com duas vitórias e dois empates. O time sofreu apenas um gol, no empate por 1 a 1 com o Olympique Marseille, pela Copa da UEFA, na temporada 1998/99.

- O bom desempenho nos últimos anos garantiu ao Lyon um retrospecto mais equilibrado nas visitas à Alemanha. Nas primeiras seis partidas, foram cinco derrotas e um empate. Mas as duas últimas foram vitórias: na temporada 2001/02, 4 a 2 sobre o Bayer Leverkusen, que viria a ser finalista; e em 2003/04, 2 a 1 no Bayern de Munique, com Élber fazendo o gol da vitória.

- O Lyon teve o melhor ataque da fase de grupos, com 17 gols. O grupo D, que ainda tinha Manchester United, Fenerbahçe e Sparta Praga, totalizou 43 gols em doze jogos, com a melhor média entre os oito grupos.

- O atacante croata Ivan Klasnic, do Werder Bremen, marcou cinco gols na fase de grupos, em que atuou por 363 - média de um gol a cada 73 minutos. O brasileiro Nilmar, do Lyon, fez melhor: com os quatro gols que marcou, tem média de um a cada 54 minutos em campo.

- A primeira participação do Werder Bremen em competições européias foi na temporada 1961/62. O time chegou às quartas-de-final da Recopa, sendo eliminado pelo Atlético de Madrid. O primeiro - e único - título veio 30 anos depois, na mesma Recopa. Vitória por 2 a 0 sobre o Monaco na decisão, em Lisboa.

- O Lyon participa da Liga dos Campeões pela quinta temporada consecutiva, tendo superado a primeira fase em 2000/01 (parou na segunda fase de grupos) e 2003/04 (foi às quartas-de-final). O retrospecto geral na competição é de 40 jogos, com 19 vitórias, 7 empates e 14 derrotas, com 66 gols a favor e 47 contra.

- O Werder Bremen disputou 12 jogos pela Liga dos Campeões, com 6 vitórias, 2 empates e 4 derrotas, marcando 23 gols e sofrendo 21. A equipe aparece em 43º lugar na classificação histórica.

Nenhum comentário: