terça-feira, 22 de fevereiro de 2005

Liga dos Campeões da UEFA

Vou colocar aqui uma série de textos bacanas que o amigo Leonardo Bertozzi fez para o Futebol Europeu. Valem a pena.

Oitavas-de-final - Real Madrid x Juventus

Liga dos Campeões - Santiago Bernabéu (Madri)

O estádio Santiago Bernabéu recebe um dos confrontos mais esperados pelas oitavas-de-final da Liga dos Campeões. Nas 12 edições desde a mudança de formato, sete finais tiveram a participação de pelo menos um dos dois clubes. E eles se enfrentaram na decisão de 1998, em Amsterdã, quando o Real Madrid venceu por 1 a 0.

A lembrança mais recente para os torcedores é a semifinal de 2003, quando a Juventus perdeu por 2 a 1 no Bernabéu e reagiu no Delle Alpi, venceu por 3 a 1 e se classificando para a final italiana contra o Milan. A lembrança daquela eliminação serve de lição para os jogadores do Real Madrid, que têm como primeiro objetivo não levar gol em casa, como indicou o zagueiro Iván Helguera.

"O mais importante é não sofrermos gol em casa. Mesmo se ganharmos de 1 a 0, será bom, porque eles terão de sair para o jogo em Turim e podemos agredir com a velocidade de nossos atacantes, como Ronaldo", explicou o defensor.

A partida ainda marca a estréia do técnico Vanderlei Luxemburgo em uma competição européia. Ele chegou ao clube no final de dezembro, após as passagens frustradas de José Antonio Camacho e Mariano García Remón, e deu uma nova cara à equipe. Com sete vitórias consecutivas no Campeonato Espanhol, o brasileiro estabeleceu o melhor início de um treinador no clube em todos os tempos.

A série foi interrompida no último sábado, quando o time perdeu por 2 a 0 para o Athletic Bilbao, mas há uma justificativa mais do que aceitável. Ronaldo, Raúl e Zinedine Zidane foram poupados, entrando apenas no decorrer do segundo tempo, e Roberto Carlos estava suspenso. O sacrifício custou caro: a desvantagem para o líder Barcelona agora é de sete pontos.

Zidane, que vai enfrentar o ex-clube, é um dos jogadores que valorizam a presença de Luxemburgo à frente da equipe: "Apesar da derrota de sábado, estamos em melhor forma e trabalhando muito mais agora. Luxemburgo assumiu o controle, sabe o que quer, e isso é importante. Se passarmos pela Juventus, podemos derrotar qualquer um".

A novidade do Real Madrid com relação à primeira fase é o volante dinamarquês Thomas Gravesen, que chegou do Everton para reforçar o sistema de marcação. Quem não integrava o elenco e está de volta é o atacante Javier Portillo, que estave emprestado à Fiorentina e retornou para suprir a ausência de Fernando Morientes, negociado com o Liverpool.

A Juventus, ao contrário do time espanhol, apresentou seu melhor futebol da temporada nos primeiros meses. Desde o final de janeiro, o time conseguiu deixar escapar uma vantagem de oito pontos para o Milan, e agora as duas equipes estão juntas na liderança. Sábado, os comandados de Fabio Capello empataram por 0 a 0 com o Messina.

Mesmo com o resultado ruim, Capello elogiou a atuação da equipe: "Faltou sorte. Criamos pelo menos seis boas chances, mas não conseguimos transformá-las em gols. Foi um daqueles casos que a bola simplesmente não queria entrar. Mas continuo calmo, porque fisicamente estamos em bom estado".

O atacante David Trezeguet, que não jogou em Messina por causa de uma febre, não se recuperou a tempo e vai desfalcar a equipe. Ao lado do sueco Zlatan Ibrahimovic, estará Alessandro Del Piero, que há algum tempo não repete atuações como as que foram decisivas na semifinal de 2003, por exemplo.

O meia Pavel Nedved, que machucou o joelho em partida contra o Brescia no dia 23 de janeiro, deve fazer seu retorno ao time, apesar de sua condição física talvez não garantir a permanência em campo durante os 90 minutos. O encontro de dois anos atrás deixou um gosto amargo para o tcheco, que levou um cartão amarelo que o tirou da decisão.

REAL MADRID
1-Iker Casillas; 2-Michel Salgado, 6-Iván Helguera, 19-Walter Samuel, 3-Roberto Carlos; 23-David Beckham, 16-Thomas Gravesen, 10-Luis Figo, 5-Zinedine Zidane; 7-Raúl, 9-Ronaldo
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

JUVENTUS
1-Gianluigi Buffon; 19-Gianluca Zambrotta, 28-Fabio Cannavaro, 21-Lilian Thuram, 27-Jonathan Zebina; 11-Pavel Nedved, 20-Manuele Blasi, 8-Emerson, 16-Mauro Camoranesi; 10-Alessandro Del Piero, 9-Zlatan Ibrahimovic
Técnico: Fabio Capello

Árbitro: Lubos Michel (Eslováquia)

DEZ FATOS SOBRE REAL MADRID X JUVENTUS

- Somados, os dois clubes já fizeram 714 jogos por competições européias, mas só se enfrentaram dez vezes. Curiosamente, nunca houve um empate. O Real Madrid venceu seis vezes e a Juventus quatro, sendo apenas uma na Espanha: 1 a 0, na temporada 1961/62.

- Na decisão de 1998, o gol de Predrag Mijatovic aos 21 minutos do segundo tempo garantiu um título europeu que o Real Madrid não conquistava havia 32 anos. Entre os jogadores utilizados pelo técnico Jupp Heynckes naquela partida, permanecem no clube o lateral Roberto Carlos e o atacante Raúl. Zidane atuava pela Juventus.

- A contratação de Luxemburgo fez dele o terceiro técnico do Real Madrid nos seis primeiros meses da temporada, fato inédito na história do clube. A marca anterior era da temporada 1990/91, quando Radomic Antic assumiu em 22 de março. Os antecessores foram John Toshack e a dupla Alfredo Di Stéfano/José Antonio Camacho.

- O gramado do Santiago Bernabéu não é o mesmo da fase de grupos. No final de janeiro, foi implantado um novo, importado da Holanda.

- Dois jogadores de cada lado estão "pendurados", ou seja, ficarão suspensos para o jogo de volta caso levem cartão amarelo: no Real Madrid, Luís Figo e Francisco Pavón; na Juventus, Manuele Blasi e Fabio Cannavaro.

- Luxemburgo viu a Juventus pessoalmente no dia 2 de fevereiro. Ele foi ao estádio Delle Alpi e observou o time ser derrotado por 1 a 0 pela Sampdoria, em partida do Campeonato Italiano.

- Entre os 16 classificados para as oitavas-de-final, o Real Madrid tem a segunda defesa mais vazada: sofreu 8 gols, um a menos que o Manchester United.

- Fabio Capello dirigiu o Real Madrid na temporada 1996/97 e se sagrou campeão espanhol. Ao todo, foram 48 jogos oficiais, com 31 vitórias, 12 empates e cinco derrotas, todas fora de casa. A campanha começou com uma invencibilidade de 25 partidas. Ele não participou de uma competição européia, já que o time não havia se classificado na temporada anterior.

- Raúl não disputou o jogo de ida da semifinal de 2003 por causa de uma cirurgia de apendicite. Com 49 gols em competições européias, ele divide a marca com Di Stéfano e terá a oportunidade de se isolar como recordista.

- A Juventus não marca mais de um gol em um jogo da Liga dos Campeões desde 10 de dezembro de 2003, quando goleou o Olympiacos por 7 a 0.

Autor:Leonardo Bertozzi
-----------------------------------------
Meu palpite: Juventus 1x0.

Nenhum comentário: