terça-feira, 22 de fevereiro de 2005

Liverpool x Bayer Leverkusen

Oitavas-de-final - Liverpool x Bayer Leverkusen

Liga dos Campeões - Anfield (Liverpool)

O Liverpool tem de contar seus jogadores nos dedos para o primeiro jogo contra o Bayer Leverkusen, nesta terça-feira, pelas oitavas-de-final. Para começar, o técnico Rafael Benítez não conta com a força do meia Steven Gerrard. O homem que manteve o time vivo na competição ao marcar o gol decisivo na vitória por 3 a 1 sobre o Olympiacos, em dezembro, está suspenso.

O atacante espanhol Fernando Morientes, principal reforço da equipe no mercado de inverno, não pode atuar pela competição européia por já ter defendido o Real Madrid nesta temporada. Os franceses Djibril Cissé e Florent Sinama-Pongolle estão lesionados e não devem participar do restante da campanha.

Neil Mellor, um dos reservas, também está parado por contusão. Sem jogar há dois meses com um problema no tendão de Aquiles, o australiano Harry Kewell não deve ser aproveitado desde o início. Com isso, fica para o tcheco Milan Baros a responsabilidade de comandar o ataque do Liverpool contra os alemães.

"É claro que as ausências de Gerrard e Morientes são problemas para nós, porque eles são jogadores muito importantes. Mas jogamos em casa e teremos a torcida ao nosso lado. Normalmente se prefere fazer o segundo jogo em casa, mas talvez dessa vez seja melhor assim, porque teremos de mexer no time", disse Benítez.

Trata-se de uma reedição das quartas-de-final do torneio na temporada 2001/02. Na ocasião, o time inglês venceu por 1 a 0 em casa e caiu por 4 a 2 na Alemanha. O Leverkusen foi até a final, quando perdeu para o Real Madrid.

O clube alemão, que recentemente contratou Rudi Völler para o cargo de diretor esportivo, vive uma ótima fase técnica. Sábado passado, a equipe dirigida por Klaus Augenthaler derrotou o Nürnberg por 4 a 2. Foi a quarta vitória em cinco jogos pela Bundesliga desde a pausa de inverno. A única derrota foi para o Bayern de Munique, por 2 a 0.

Chamou a atenção na vitória contra o Nürnberg o fato de todos os gols do Leverkusen terem saído de bolas paradas, com o brasileiro Róbson Ponte participando de três deles. "Para nossa sorte, tínhamos treinado muito as bolas paradas. Mas nossos erros defensivos fizeram o Nürnberg parecer mais forte. Se não fizermos melhor em Liverpool, a coisa pode se complicar", alertou Augenthaler.

A preocupação sobre o setor defensivo se justifica: Jens Nowotny, contundido, deve ficar de fora. Por outro lado, Juan, que cumpriu suspensão na Bundesliga, volta ao time. Roque Júnior será avaliado antes da partida para saber se tem condições.

LIVERPOOL
1-Jerzy Dudek; 3-Steve Finnan, 4-Sami Hyypia, 21-Djimi Traoré, 23-Jamie Carragher; 6-John Arne Riise, 25-Igor Biscan, 16-Dietmar Hamann, 18-Antonio Núñez, 11-Vladimir Smicer; 5-Milan Baros
Técnico: Rafael Benítez

BAYER LEVERKUSEN
1-Hans-Jörg Butt; 25-Bernd Schneider, 29-Jan-Ingwer Callsen-Bracker, 4-Juan, 35-Diego Placente; 28-Carsten Ramelow, 10-Paul Freier, 7-Róbson Ponte, 16-Jacek Krzynowek; 9-Dimitar Berbatov, 12-Andriy Voronin
Técnico: Klaus Augenthaler

Árbitro: Kyros Vassaras (Grécia)

DEZ FATOS SOBRE LIVERPOOL X BAYER LEVERKUSEN

- No confronto pelas quartas-de-final de 2002, o Liverpool ainda era dirigido por Gerard Houllier. O finlandês Sami Hyypia, autor do gol da vitória no jogo de ida, continua como titular do time. O Leverkusen, que venceu o segundo jogo por 4 a 2, havia deixado o Arsenal pelo caminho e ainda passou pelo Manchester United nas semifinais, ou seja, bateu três times ingleses em seqüência.

- O Bayer Leverkusen foi à Inglaterra em cinco oportunidades e nunca venceu. Foram quatro derrotas e um valioso empate: o 2 a 2 com o Manchester United que colocou a equipe na decisão de 2002. Em um total de dez jogos contra ingleses, a vitória sobre o Liverpool é a única, somando-se a três empates e seis derrotas. Curiosamente, todas as partidas foram entre 2001 e 2003.

- A campanha do Liverpool em casa contra times alemães fica perto da perfeição: em 14 jogos, foram 11 vitórias e três empates. O time marcou 40 gols e levou apenas três, o último deles em 1977/78, contra o Dinamo Dresden. Naquela temporada, o Liverpool conquistou o segundo de seus quatro títulos europeus.

- Esta é a terceira participação do Liverpool na Liga dos Campeões desde a mudança de formato. As duas anteriores foram em seqüência, entre 2001 e 2003. O retrospecto tem 10 vitórias, 10 empates e seis derrotas. Em casa, o time só perdeu duas vezes, a última delas em outubro de 2002 - 2 a 0 para o Valencia, então dirigido por Benítez.

- O Leverkusen disputa o torneio pela sexta vez, sendo a terceira em que chega às fases eliminatórias. Ao todo, foram 21 vitórias, 12 empates e 22 derrotas. A equipe não venceu nenhuma das últimas sete partidas fora de casa, mas vem de bons empates contra Real Madrid e Roma.

- O Liverpool inscreveu dois novos jogadores para as oitavas-de-final: o goleiro Scott Carson, de 19 anos, procedente do Leeds United, e o atacante francês Anthony Le Tallec, chamado de volta do empréstimo ao Saint Etienne. Deixaram a lista o meia Salif Diao, que foi para o Birmingham City, e o zagueiro Stephane Henchoz, atualmente no Celtic.

- A novidade no Bayer Leverkusen é o atacante norte-americano Landon Donovan, de volta após atuar por empréstimo no San Jose Earthquakes. Quatro jogadores não estão mais no clube: Teddy Lucic, Radoslaw Kaluzny, Hanno Balitsch e Jermaine Jenas.

- O Leverkusen carrega, ao lado de Bayern de Munique e Werder Bremen, o desafio de repetir o feito da temporada 1997/98, quando o futebol alemão colocou três representantes nas quartas-de-final.

- O Liverpool teve bastante tempo para pensar no adversário alemão. Eliminado prematuramente pelo Burnley na Copa da Inglaterra, o time não entrou em campo no último fim de semana. A última partida foi a vitória por 2 a 1 sobre o Birmingham City, dia 12 de fevereiro, pela Premier League.

- Se tiver condições de jogo, Roque Júnior atuará pela primeira vez na Inglaterra desde a frustrante passagem pelo Leeds United no inicio da temporada 2003/04. Perguntado recentemente sobre os benefícios da experiência, ele comentou: "Melhorei meu inglês".

Nenhum comentário: