quinta-feira, 17 de fevereiro de 2005

Oscar - continuação

O ano de 1979 misturou diversos gêneros dentre os indicados a melhor filme. O vencedor foi o drama de guerra O Franco-Atirador, de Michael Cimino. O filme, estrelado por Robert De Niro, venceu os concorrentes Amargo Regresso, outro drama, de Hal Ashby, o suspense O Expresso da Meia-Noite, de Alan Parker (cujo roteiro foi adaptado por um certo Oliver Stone), a comédia O Céu Pode Esperar, de Warren Beatty e Buck Henry, e mais um drama: Uma Mulher Descasada, de Paul Mazursky.

Jon Voigt, depois de pintar como revelação em 1969 com Perdidos na Noite, finalmente arrebatou o prêmio pelo seu desempenho em Amargo Regresso. Ele bateu pesos pesados como Laurence Olivier, que concorria com o filme Os Meninos do Brasil, além do próprio Robert De Niro (O Franco Atirador). Warren Beatty e Gary Busey completavam a lista.

Fazendo dobradinha com seu companheiro de cena Jon Voigt, Jane Fonda levou o Oscar de melhor atriz, também por Amargo Regresso. A concorrência também era de peso: Ingrid Bergman (Sonata de Outono), Ellen Burstyn (Tudo Bem no Ano Que Vem), Jill Clayburgh (Uma Mulher Descasada) e Geraldine Page (Interiores). Mas não houve surpresas aqui.

O então semidesconhecido Christopher Walken levou o prêmio de ator coadjuvante por seu trabalho em O Franco Atirador. Na concorrência, Bruce Dern (Amargo Regresso), Richard Farnsworth (Raízes da Ambição), John Hurt (O Expresso da Meia-Noite) e Jack Warnen, de O Céu Pode Esperar. Dentre as atrizes coadjuvantes, a vencedora foi Maggie Smith, pelo filme California Suite. A atriz hoje é mais conhecida pelo seu papel na série Harry Potter, onde ela faz a professora Minerva. Suas concorrentes foram Dyan Cannon (O Céu Pode Esperar), Penelope Milford (Amargo Regresso) e, na sua primeira de muitas indicações, Meryl Streep, por O Franco Atirador.

Michael Cimino ganhou o prêmio de direção, garantindo a dobradinha filme-diretor para O Franco Atirador. E Oliver Stone, então uma jovem revelação, levou o prêmio de roteiro adaptado por O Expresso da Meia-Noite. Era apenas o primeiro de uma série de prêmios posteriores.

E muitos e muitos anos de continuação estão por vir.

Nenhum comentário: