quinta-feira, 24 de fevereiro de 2005

Mais um show do Santos...

Três de REI ROBINHO e novo show do SANTOS
E ainda, os boatos em torno de OSWALDO, o Palmeiras atrás de Ílton da Costa... Por ZÉ LÚCIO CARDIM


O Jornal da Tarde teve dificuldade em apontar o melhor do jogo de ontem. “Paulo César, Léo, Basílio, Ricardinho, Deivid, Tcheco... Todos foram bem. Mas Robinho é sempre um show à parte. Fez três gols e dribles lindos”. Quando o Santos joga bem, é difícil apontar um melhor. Assim como quando Robinho joga bem é difícil apontar outro como melhor... Ontem, principalmente no segundo tempo, o Santos deu um espetáculo inesquecível. Houve momentos em que o ataque se movimentava tão rapidamente com toques de primeira que parecia jogo dos Harlem Globetrotters – santistas roxos com menos de 35 anos hão de perdoar referência tão antiga e fora de moda. De qualquer forma, o show novamente coube a Robinho. E seu show, cada vez mais, parece não ter limite.

O jornalista Juca Kfouri, aliás, parece não ter mais dúvidas sobre Robinho ser o novo rei do futebol. No Lancenet, Juca escreve que “O Rio Branco foi goleado pelo Santos, em casa, 5 a 1, em seu estádio Décio Vita. Pois o estádio deveria se chamar Dolce Vita. Em homenagem a Robinho, que deu novo show de bola. Tudo bem, você pode pensar que contra o Rio Branco até o time da sua rua. Mas não é bem assim e bem me lembro de atuações inesquecíveis do Rei Pelé contra times também fracos. Nem por isso Pelé deixava de mostrar todo o seu talento e seu instinto assassino, sem misericórdia com os adversários. Não, também ninguém está aqui querendo comparar Robinho com Pelé. Mas o show dele ontem, autor de três dos gols santistas, foi daquelas coisas que fazem a delícia de quem gosta de futebol. Robinho tinha uma deficiência na hora de finalizar. Ao que tudo indica, tinha mesmo, no passado. Porque hoje já é o artilheiro do campeonato, com nove gols. Ave, Robinho. Que os deuses dos estádios o protejam”.

Depois de dezenas de manchetes sensacionalistas, repercutindo cada notícia publicada na Europa, o Lancenet traz, discretamente, quase escondida, desde ontem a seguinte nota: “O Real Madrid irá adiar a compra do atacante Robinho, do Santos até o mês de julho. Segundo o jornal Marca, da Espanha, os dois clubes resolveram parar com as negociações, já que Robinho está centrado na disputa da Libertadores. Juan Figger, representante do brasileiro, está em Madrid, mas confirmou que as negociações só deverão ser retomadas no meio do ano. A data coincide com o término da Libertadores e com a abertura do mercado europeu”. E mesmo quando, envergonhado, o jornal tenta fazer as pazes com a verdade, ainda escorrega: o Real está adiando a negociação com o Santos, não a compra de Robinho – surpreendentemente, alguns jornalistas já acreditam que o craque possa continuar no Santos até a Copa 2006, caso de Fabio Sormani, da Rádio Bandeirantes, por exemplo.

E essa é de cair o queixo: conta o Lancenet que o Palmeiras procura um gerente de futebol e, adivinhem...: “O Alviverde ainda tenta contar com um gerente esportivo remunerado. A Rádio Globo informou há o interesse no dirigente santista Wilton José da Costa para exercer a função”.O que parece ser surpreendente a princípio, é absolutamente normal: existe peça de decoração melhor para o cargo “decorativo” que o Palmeiras quer criar para agradar o técnico e aplacar as críticas do que o nosso Ílton da Costa?

A máquina de boatos não pára nunca. Os buchichos sobre a possível saída de Oswaldo de Oliveira começam a pipocar pela imprensa. No Painel FC, da Folha de São Paulo, está escrito que “Há menos de dez dias o hoje são-paulino Emerson Leão foi procurado pelo presidente do Santos, que está sob o comando de Oswaldo de Oliveira. Marcelo Teixeira queria saber se o técnico gostaria de deixar o Morumbi para voltar à Vila Belmiro. Ouviu um não como resposta”. Não acredito que Marcelo Teixeira procurasse Leão exatamente no momento em que o técnico é líder do campeonato e vive seu melhor momento no São Paulo. Pode até ter acontecido alguma conversa informal entre Leão e um conselheiro ou algo tipo. Mas o presidente fazer um convite pessoalmente?

E quem está metendo a colher no assunto não é ninguém menos do que Chico Lang, que conhece os bastidores do Santos tanto quanto os do Dínamo de Kiev... Diz ele em seu site que “para o lugar do intrépido "OO" pode chegar ninguém mais do que Carlos Bianchi... Essa será a grande cartada do presidente Marcelo Teixeira para substituir Wanderley Luxemburgo, agora no Real Madrid, da Espanha. Bianchi já teria resolvido problemas particulares (sua filha está curada de um câncer) e, agora, ele está se sentindo mais à vontade para deixar a Argentina... Teixeira já teria até aceitado as exigências do dito cujo: 75 mil dólares mensais (por volta de 200 mil reais), com a comissão técnica paga por Bianchi”. Bianchi recusou convites do Santos e da MSI no final do ano, cujas propostas eram superiores a 150 mil dólares mensais, exatamente porque não queria deixar a Argentina nesse momento. Será possível que a grave doença da filha que, à época, prenderia Bianchi no seu país por pelo menos um ano, foi completamente curada em dois meses? E que o treinador aceitaria agora vir ao Brasil por salário mais de 50% inferior ao que lhe foi oferecido em dezembro, tendo ainda de arcar com os custos da comissão técnica? Que artista esse Chico Lang. Além de ter criado personagem de TV para competir com Chaves, agora também mostra seus dons no humor escrito – o gosto é duvidoso; a risada, certa.

Por outro lado, Oswaldo Oliveira, depois do jogo de ontem, defendeu-se no Pelé.net. “Oswaldo de Oliveira fez questão de demonstrar tranqüilidade em relação à manutenção de seu emprego após a goleada do Santos. ‘Eu não estava preocupado com justificativas sobre o meu trabalho. Estou consciente do que faço. O que me incomoda é quando há injustiça, má intenção e tendências. Mas estou bem tranqüilo e vou levar na normalidade’, disse o técnico no vestiário do estádio Décio Vita. Após a derrota na estréia da Copa Libertadores da América, e dos seis pontos desperdiçados com três empates no Estadual, uma série de especulações no litoral davam conta de uma eventual insatisfação da diretoria. ‘Nós não tememos deixar a torcida má acostumada com esta vitória de hoje. Isso deveria se tornar uma rotina nossa. Temos que passar logo por este momento difícil, de tanto cansaço e ganhar um padrão de alto-nível’, argumentou”. Oswaldo continua atribuindo os maus resultados ao cansaço e falta de preparação física da equipe, o que não deixa de ser verdade – mas é responsabilidade de sua comissão técnica. Inegável também que ontem o Santos mostrou mais força física e correu os noventa minutos. Já quanto ao padrão de jogo, não se sabe se por contingência da partida ou se é a “cara” que Oswaldinho está dando ao Santos, mas o time está jogando muito mais nos contra-ataques, com lançamentos, passes longos e o chamado “jogo de transição” (termo da moda, emprestado do basquete) do que fazia no ano passado – quando encaixa é um dos mais belos espetáculos do futebol mundial. Ah, com o jogo de ontem tudo bem, Oswaldo. Mas vê se não nos acostuma com atuações como as contra Guarani e Ituano, por favor...

Duas informações “ventiladas” na transmissão do jogo de ontem na TV Record: a primeira é que Djalminha teria dito que, depois da aposentadoria, pretendia dedicar seu tempo a ver Robinho jogar... A segunda é que Luxemburgo teria declarado a amigos que se o Santos disputasse o Campeonato Espanhol e a Liga dos Campeões ganharia esses torneios com um pé nas costas. Depoimentos de quem conhece muito sobre futebol.
(fonte: Santista Roxo)

Nenhum comentário: