terça-feira, 22 de fevereiro de 2005

Bayern de Munique x Arsenal

Oitavas-de-final - Bayern Munique x Arsenal

Liga dos Campeões - Olympiastadion (Munique)

O Bayern de Munique recebe o Arsenal nesta terça-feira, esperando superar a ausência do meia Michael Ballack e fazer valer a potência de seu ataque para sair em vantagem no confronto pelas oitavas-de-final da Liga dos Campeões. No lugar de Ballack, o técnico Felix Magath deve escalar o veterano Mehmet Scholl para armar as jogadas.

Scholl teve atuação destacada no último sábado, quando o time goleou o Borussia Dortmund por 5 a 0 com direito a três gols do holandês Roy Makaay. Tamanha capacidade ofensiva será um verdadeiro teste para o Arsenal, que nos últimos tempos não costumou ter a defesa como ponto forte.

O meia Owen Hargreaves disse ao site oficial do Bayern: "Todo time tem fraquezas, inclusive o Arsenal. Eles não são tão bons atrás quanto são na frente. Temos muito poder ofensivo e existe uma boa possibilidade de marcarmos um gol ou dois". O atacante peruano Claudio Pizarro está confirmado ao lado de Makaay.

A campanha do Bayern na primeira fase não foi nada impressionante, com derrotas em casa e fora para a Juventus, mas desde o início de 2005 o time tem se apresentado bem na Bundesliga. O lateral francês Bixente Lizarazu, que passou seis meses frustrantes no Olympique Marseille, retornou ao clube.

O Arsenal, que luta contra uma série de campanhas decepcionantes na Europa, vem de um empate por 1 a 1 com o Sheffield United pelas oitavas-de-final da Copa da Inglaterra, resultado que provoca um jogo extra. Dennis Bergkamp foi expulso no primeiro tempo, e ainda desfalca o time na Alemanha por causa de seu medo de voar.

O zagueiro Sol Campbell, lesionado, desfalca o time dirigido por Arsène Wenger. Com pequenas contusões, Thierry Henry e Ashley Cole chegaram a ser dúvidas, mas devem ir para o jogo.

Edu, que deve ser opção no banco, comentou o duelo com os brasileiros do Bayern: "São grandes jogadores e que temos que ter atenção. O Zé Roberto ocupa bem a faixa esquerda do campo, enquanto o Lúcio tem uma excelente presença de área, sem falar no seu vigor físico".

A história do Arsenal na Liga dos Campeões tem momentos de brilhantismo, como a goleada de 5 a 1 sobre a Internazionale em Milão, em novembro de 2003, mas não faltam atuações pouco inspiradas. Entre elas, a derrota por 1 a 0 para o próprio Bayern em 2001, ano em que os alemães levaram o título. Élber, atualmente no Borussia Mönchengladbach, fez o gol da vitória.

"Aquela foi uma de nossas piores atuações internacionais, foi uma atuação não-existente. É bom para nós ter essa possibilidade de deixar outra impressão", disse Wenger.

BAYERN MUNIQUE
1-Oliver Kahn; 2-Willy Sagnol, 3-Lúcio, 5-Robert Kovac, 69-Bixente Lizarazu; 11-Zé Roberto, 23-Owen Hargreaves, 7-Mehmet Scholl, 20-Hasan Salihamidzic; 10-Roy Makaay, 14-Claudio Pizarro
Técnico: Felix Magath

ARSENAL
1-Jens Lehmann; 12-Lauren, 28-Kolo Touré, 18-Pascal Cygan, 3-Ashley Cole; 8-Fredrik Ljungberg, 4-Patrick Vieira, 15-Cesc Fábregas, 7-Robert Pires; 9-José Antonio Reyes, 14-Thierry Henry
Técnico: Arsène Wenger

Árbitro: Kim Milton Nielsen (Dinamarca)

DEZ FATOS SOBRE BAYERN MUNIQUE X ARSENAL

- Bayern e Arsenal nunca se enfrentaram em uma eliminatória direta. Eles se cruzaram na segunda fase de grupos em 2000/01. O Bayern venceu por 1 a 0 em Munique, e em Londres houve empate por 2 a 2. Os dois se classificaram, e o Bayern acabou com o titulo.

- Em treze jogos em casa contra times ingleses, o Bayern só perdeu uma vez: para o Norwich City, pela Copa da UEFA, na temporada 1993/94. Mehmet Scholl já defendia o time naquela ocasião. Ao todo, foram 30 partidas contra adversários da Inglaterra: 10 vitórias, 12 empates e oito derrotas.

- O Arsenal atuou nove vezes na Alemanha por competições européias. Venceu duas: 4 a 1 no Lokomotiv Leipzig, em 1978/79, e 4 a 2 sobre o Werder Bremen, em 1999/2000, com Thierry Henry marcando um dos gols. Desde a última vitória, foram quatro partidas, com três derrotas e um empate. No total contra adversários alemães, foram nove vitórias, três empates e seis derrotas.

- Roy Makaay marcou 13 dos últimos 19 gols do Bayern na Liga dos Campeões. Na atual edição, foram sete, atrás apenas do compatriota Ruud van Nistelrooy, do Manchester United, que fez oito.

- Na soma total de pontos na Liga dos Campeões desde a mudança de formato, o Bayern aparece em terceiro lugar: 44 vitórias, 30 empates e 22 derrotas.

- Com a goleada de 2003 sobre a Inter, o Arsenal iniciou uma série invicta de seis jogos fora de casa na Liga dos Campeões. O time venceu o Celta de Vigo por 3 a 2 no jogo seguinte, e desde então empatou quatro vezes. Além disso, marcou pelo menos um gol nos últimos 14 jogos pelo torneio.

- Inscrito no lugar do veterano Thorsten Fink, Lizarazu escolheu o número 69. Apesar de sugestivo, nada mais é que uma referência ao seu ano de nascimento.

- Única contratação do Arsenal no mercado de inverno, o lateral Emmanuel Eboué não foi inscrito na Liga dos Campeões. O meia Jermaine Pennant foi emprestado ao Birmingham City.

- Recentemente, o Arsenal protagonizou um fato inédito no futebol inglês. Na partida contra o Crystal Palace, dia 14 de fevereiro, não havia nenhum jogador inglês entre os 16 relacionados. O Chelsea, em 1999, escalou um time com 11 estrangeiros, mas havia ingleses no banco de reservas.

- O jogo marca o duelo entre os goleiros Oliver Kahn, do Bayern, e Jens Lehmann, do Arsenal. Os dois são candidatos à posição de titular da Alemanha na Copa do Mundo de 2006.

Nenhum comentário: