terça-feira, 22 de fevereiro de 2005

PSV x Monaco

Oitavas-de-final - PSV Eindhoven x Monaco

Liga dos Campeões - Philips Stadium (Eindhoven)

O PSV Eindhoven conseguiu superar a fase de grupos da Liga dos Campeões pela primeira vez, e recebe o Monaco tentando dar um passo além. O time de Guus Hiddink vive uma de suas melhores temporadas e, apesar de parecer um sonho distante, o objetivo é repetir a conquista de 1988.

No Campeonato Holandês, a goleada de 4 a 1 sobre o NEC Nijmegen deixou o PSV com quatro pontos de vantagem na liderança sobre o AZ Alkmaar. Em 22 rodadas, a equipe obteve 17 vitórias e só perdeu uma vez. A única preocupação para Hiddink e o capitão Mark van Bommel, com um problema na virilha, mas a expectativa é de que ele se recupere a tempo.

O meio-campo tem sido o ponto forte do PSV, com Van Bommer atuando ao lado do experiente Philip Cocu. No ataque, quem brilha é Jan Vennegoor of Hesselink, que vem marcando com freqüência nas últimas rodadas após se recuperar de contusão. O brasileiro Robert, com passagens por São Caetano e Coritiba, deve começar no banco de reservas. Contratado em janeiro, ele ainda não estreou.

O Monaco de Didier Deschamps conta com uma formação titular de respeito, mesmo com a ausência do atacante uruguaio Javier Chevantón, contundido. Ele também pode não contar com o zagueiro Sebastien Squillaci, mas tem confiança na dupla formada por Julien Rodriguez e Gael Givet, que atuaram bem no empate de sexta-feira contra o Lyon por 1 a 1.

Desde a pausa de inverno, o Monaco só perdeu uma vez. Foi para o Caen, na semifinal da Copa da Liga Francesa, competição que está longe de ser prioridade do clube. Aos poucos, o time foi se recuperando do desmonte sofrido após a grande campanha da última temporada, quando o time foi vice-campeão europeu. Aquela campanha começou justamente com uma vitória por 2 a 1 em Eindhoven.

PSV EINDHOVEN
1-Gomes; 2-Andre Ooijer, 4-Alex, 5-Wilfred Bouma, 3-Young-Pyo Lee; 6-Mark van Bommel, 14-Johann Vogel, 8-Philip Cocu; 7-Ji-Sung Park, 9-Jan Vennegoor of Hesselink, 15-Jefferson Farfán
Técnico: Guus Hiddink

MONACO
30-Flavio Roma; 13-Maicon, 27-Julien Rodriguez, 32-Gael Givet, 3-Patrice Evra, 15-Andreas Zikos, 7-Lucas Bernardi, 8-Mohammed Kallon, 6-Jaroslav Plasil (21-Pontus Farnerud), 9-Javier Saviola, 24-Emmanuel Adebayor
Técnico: Didier Deschamps

Árbitro: Luis Medina Cantalejo (Espanha)

DEZ FATOS SOBRE PSV EINDHOVEN X MONACO

- PSV e Monaco se enfrentaram na fase de grupos da temporada 2003/04. Após a vitória do Monaco na Holanda por 2 a 1, os dois times ficaram no 1 a 1 no estádio Louis II. São os dois únicos encontros da história do confronto.

- Antes dos jogos contra o Monaco, o PSV havia feito 14 partidas contra times franceses, a maioria delas pobre em gols: sete empates por 0 a 0, três derrotas por 1 a 0. As exceções foram vitórias por 3 a 0 contra o Bastia (1978, final da Copa da UEFA) e o Auxerre, na temporada 2002/03. Também houve o otro lado da moeda: derrota de 4 a 1 para o Nantes, no fatídico 11 de setembro de 2001.

- O Monaco tem uma história menos extensa contra times holandeses. Foram apenas seis jogos. Em todos eles, o time marcou e sofreu pelo menos um gol. O desempenho do ataque nas visitas à Holanda chama a atenção: sete gols em três partidas. Os dois últimos, na vitória sobre o PSV, foram marcados por Fernando Morientes e Edouard Cissé, jogadores que já deixaram o clube.

- Em 2003/04, o PSV se tornou o primeiro time a não superar a fase de grupos mesmo somando 10 pontos nas seis partidas. Na atual campanha, o time é um dos dois times que se classificaram com saldo de gols negativo. O outro é o Porto, atual campeão.

- O PSV perdeu o primeiro lugar de seu grupo para o Arsenal, ao ser goleado por 4 a 1 pelo Panathinaikos na última rodada. Foi a segunda vez que o time terminou na vice-liderança de um grupo na Liga dos Campeões. Na primeira, em 1997/98, eram oito grupos e apenas os dois melhores segundos avançavam. O time holandês não estava entre eles.

- O PSV é um dos oito clubes que participaram da primeira Liga dos Campeões, em 1992/93. Na estréia, empate por 2 a 2 na casa do Porto. Depois, foram cinco derrotas seguidas e a eliminação.

- A derrota do Monaco para o Porto na final de 2004 foi mais um capítulo do terrível desempenho do futebol francês em decisões européias. Em 13 finais, foram apenas duas conquistas: a Liga dos Campeões de 1993, pelo Olympique Marseille, e a Recopa de 1996, pelo Paris Saint-Germain.

- Deschamps, hoje técnico do Monaco, era o capitão do Marseille que derrotou o Milan na final de 1993. Ele voltou a levantar a taça em 1996, atuando pela Juventus. Com o clube italiano, ainda perdeu as duas finais seguintes: em 1997, para o Borussia Dortmund, e 1998, para o Real Madrid.

- O Monaco já esteve envolvido em sete confrontos de eliminação direta, conhecidos como "mata-mata", na Liga dos Campeões. Avançou em quatro deles, sendo que em três se beneficiou da regra dos gols marcados fora de casa: em 1997, nas quartas-de-final contra o Manchester United, e em 2004, nas oitavas-de-final contra o Lokomotiv Moscou e nas quartas contra o Real Madrid.

- Entre os 16 classificados, o Monaco foi o único a não inscrever novos jogadores para as oitavas-de-final. O PSV inscreveu Robert e Tom Muyters, este último formado nas categorias de base do clube.

Nenhum comentário: