terça-feira, 22 de fevereiro de 2005

Porto x Inter

Oitavas-de-final - Porto x Internazionale

Liga dos Campeões - Dragão (Porto)

O Porto prossegue a defesa de seu título da Liga dos Campeões enfrentando a Internazionale. Na campanha vitoriosa da temporada 2003/04, o time eliminou três adversários fazendo o primeiro jogo em casa. A expectativa é de um adversário cauteloso e disposto a levar um empate para a Itália.

O técnico José Couceiro, estreante na competição, declarou: "Será um jogo muito difícil. Pelo que vi da Inter, eles estão apostando em decidir tudo no jogo de volta. Eles virão para ficar na defesa e tentar segurar o empate". Couceiro, que dirigia o Vitória de Setúbal, foi chamado para o lugar do espanhol Victor Fernández, demitido por causa da campanha irregular da equipe.

Com dois empates e duas derrotas nas primeiras rodadas, o Porto correu o risco de ser o primeiro campeão a não passar pela fase de grupos. A vitória sobre o CSKA Moscou manteve o time vivo, e os 2 a 1 sobre o Chelsea de seu ex-técnico José Mourinho selou a classificação, com um gol do sul-africano Benni McCarthy a quatro minutos do final.

O time português tem dois desfalques importantes: o zagueiro Jorge Costa e o meia Diego, ambos cumprindo suspensão. O brasileiro foi punido por sua expulsão durante a decisão por pênaltis contra o Once Caldas, da Colômbia, na Copa Intercontinental. Na partida de Yokohama, em dezembro, Diego xingou o goleiro colombiano Juan Carlos Henao, hoje no Santos.

A Inter está invicta na temporada em partidas oficiais, mas no Campeonato Italiano está distante da briga pelo título por causa do excesso de empates. O técnico Roberto Mancini deve apostar na velocidade do atacante nigeriano Obafemi Martins ao lado de Adriano, deixando Christian Vieri no banco de reservas.

Na zaga, Marco Materazzi deve ter a preferência de Mancini sobre o sérvio Sinisa Mihajlovic, formando dupla com o colombiano Iván Córdoba. Surpreendentemente, o atacante uruguaio Alvaro Recoba e o meia holandês Edgar Davids nem foram relacionados para a viagem a Portugal.

PORTO
99-Vitor Baía; 22-Georgios Seitaridis, 3-Pedro Emanuel, 5-Ricardo Costa, 8-Nuno Valente; 17-Bosingwa, 18-Maniche, 6-Costinha, 10-Ricardo Quaresma, 9-Luis Fabiano, 77-Benni McCarthy
Técnico: José Couceiro

INTERNAZIONALE
1-Francesco Toldo; 4-Javier Zanetti, 2-Iván Córdoba, 23-Marco Materazzi, 16-Giuseppe Favalli; 14-Juan Sebastián Verón, 6-Cristiano Zanetti, 19-Esteban Cambiasso, 25-Dejan Stankovic; 10-Adriano, 30-Obafemi Martins
Técnico: Roberto Mancini

Árbitro: Graham Poll (Inglaterra)

DEZ FATOS SOBRE PORTO X INTERNAZIONALE

- Apesar de terem dois títulos europeus cada, Porto e Inter nunca se enfrentaram por uma competição européia.

- Em 19 jogos contra times italianos, o Porto obteve cinco vitórias, seis empates e oito derrotas, com 14 gols a favor e 17 contra. Em nove jogos em casa, todos no antigo estádio das Antas, foram duas vitórias, quatro empates e três derrotas. A maior vitória foi na temporada 2002/03, contra a Lazio, pela Copa da UEFA: 4 a 1. O time marcou mais gols naquele jogo do que nos outros oito somados, em que totalizou apenas três. Olhando pelo lado positivo, nos mesmos nove jogos foram apenas cinco gols sofridos.

- A Inter visitou equipes portuguesas em seis oportunidades. A única vitória foi no Porto, mas contra o Boavista: 2 a 0, pela Copa da UEFA, na temporada 1996/97. O time ainda perdeu duas vezes e empatou três, todas por 0 a 0. No total, três gols marcados e quatro sofridos.

- O Porto disputa a Liga dos Campeões pela décima vez desde a introdução do formato, em 1992. Apenas o Manchester United tem o mesmo número de participações. O retrospecto total é de 84 jogos, com 34 vitórias, 21 empates, 29 derrotas, 100 gols a favor e 94 contra, o que coloca o time em sétimo lugar na classificação histórica.

- Na temporada 1992/93, o Porto foi um dos oito participantes da primeira Liga dos Campeões, estreando com um empate por 2 a 2 com o PSV Eindhoven. Ainda faziam parte do grupo o Milan (que ficou com a vaga na final) e o IFK Gotebörg. Na outra chave, estava o Olympique Marseille, que ficaria com o título, ao lado de Glasgow Rangers, Club Brugge e CSKA Moscou.

- José Couceiro, do Porto, é um dos dois técnicos que fazem suas estréias nesta rodada de ida das oitavas-de-final. O outro é o brasileiro Vanderlei Luxemburgo, do Real Madrid.

- Na fase de grupos, a Inter marcou 14 gols, menos apenas que o Lyon, com 17, e sofreu três, marca batida pela Juventus, que só levou um. Inter, Juventus e Milan terminaram em primeiro lugar nos seus grupos, enquanto a Roma, eliminada em último na sua chave, foi a única decepção italiana.

- O mercado de inverno do Porto teve jogadores brasileiros como destaque. Saíram o atacante Derlei, para o Dinamo Moscou, e o meia Carlos Alberto, para o Corinthians. Chegaram o lateral-esquerdo Leandro, ex-Cruzeiro, os meias Ibson, ex-Flamengo, e Léo Lima, ex-Vasco e Marítimo, e o atacante Cláudio Pitbull, ex-Grêmio. Ibson não foi inscrito a tempo, e Léo Lima não pode jogar por ter defendido o Marítimo na Copa da UEFA. Na Inter, Francesco Coco foi inscrito no lugar de Giovanni Pasquale, emprestado ao Siena.

- Ao empatar por 1 a 1 com a Udinese no último sábado, a Inter superou o Milan de 1991/92 e estabeleceu um novo recorde italiano de invencibilidade, com 37 partidas. Foram 25 pelo Campeonato Italiano, oito pela Liga dos Campeões (incluindo fase preliminar) e quatro pela Copa da Itália. A última derrota foi em 2 de maio de 2004: 2 a 1 para o Lecce.

- O gol de McCarthy contra o Chelsea não apenas manteve o Porto na disputa, mas também colocou o time no grupo dos que alcançaram a marca de 100 gols na Liga dos Campeões. Os outros integrantes do clube são Real Madrid (219), Manchester United (200), Barcelona (164), Juventus (157), Bayern de Munique (143) e Milan (115).

Nenhum comentário: