terça-feira, 15 de fevereiro de 2005

Uma tarde sem muito o que fazer rende tópicos como este. Revirei o IMDB e achei algumas coisas que posso considerar como curiosidades e injustiças do Oscar, partindo de 1970.

Em 1972, Operação França ganhou como melhor filme, deixando Laranja Mecânica e A Última Sessão de Cinema na mão. Da mesma forma William Friedkin ganhou como melhor diretor, em vez do Kubrick.

No ano seguinte, Joel Grey (Cabaret) ganhou o prêmio de ator coadjuvante, deixando James Caan, Robert Duvall e Al Pacino, os três indicados por O Poderoso Chefão, sem nada. Da mesma forma que Bob Fosse ganhou como diretor, deixando Francis Ford Coppola na mão.

Nada demais em 1974, ano no qual o Oscar de melhor filme foi para Golpe de Mestre, com justiça.

Em 1975, Jack Nicholson (Chinatown), Al Pacino (Poderoso Chefão 2), Dustin Hoffman (Lenny) e Albert Finney (Assassinato no Expresso do Oriente) perderam o Oscar de ator para Art Carney, que fez Harry and Tonto (?). Já no prêmio de melhor atriz, Faye Dunnaway ficou chupando dedo, já que Ellen Burstyn ganhou o prêmio pelo filme Alice Não Mora Mais Aqui, do Scorsese. E pros saudosos, a briga pelo prêmio de melhor diretor tinha, além do vencedor Francis Ford Coppola, Roman Polanski (Chinatown), Bob Fosse (Lenny), François Truffaut (A Noite Americana) e John Cassavetes (A Woman Under the Influence*). Disputa boa, né?

1976 também apresentou disputa entre monstros do cinema. O melhor filme foi Um Estranho no Ninho, de Milos Forman, que concorreu com Barry Lyndon, do Kurick; Um Dia de Cão, de Sidney Lumet; Tubarão, do Spielberg; e Nashville, do Robert Altman.
Na categoria de ator, duelo entre Jack Nicholson e Al Pacino, com Jack levando a melhor. Dentre as atrizes indicadas, uma jovem revelação: Isabelle Adjani, pelo seu papel em A História de Adèle H.
Na categoria de diretor, nada menos que cinco monstros sagrados: Forman, Fellini, Kubrick, Lumet e Altman. E deu Forman.

Chegamos em 1977, e aqui a palavra injustiça fica forte. Vejamos os cinco indicados a melhor filme: Bound for Glory, um musical; Rede de Intrigas, filme que critica ferozmente o sensacionalismo na TV; Taxi Driver, clássico de Martin Scorsese com Robert DeNiro insano; e Todos os Homens do Presidente, uma aula de Jornalismo com Robert Redford e Dustin Hoffman; E Rocky - Um Lutador, que dispensa apresentações. Para o prêmio de diretor, John G. Avildsen (Rocky - Um Lutador), Alan J. Pakula (Todos os Homens do Presidente), Sidney Lumet (Rede de Intrigas), Ingmar Bergman (Ansikte mot ansikte - que em inglês ficou Face to Face) e a primeira mulher a ser indicada como diretora, Lina Wertmüller. Pois bem, com tanta gente boa e filme clássico envolvido, adivinha quem ganhou os prêmios de filme e diretor: ROCKY! OK, o filme é bacana, todos nós gostamos do Stallone, mas por favor, né? E pobre Scorsese... nem indicado como diretor ele foi por Taxi Driver!

O Oscar deste ano teve uma marca que só dois filmes conseguiram até hoje: Rede de Intrigas teve três prêmios para atores: Peter Finch, Faye Dunaway e Beatrice Straight. E só não levou os quatro porque Ned Beatty perdeu como ator coadjuvante para Jason Robards, de Todos os Homens do Presidente. O Outro filme que conseguiu três prêmios foi Uma Rua Chamada Pecado, nos anos 50. Outra curiosidade foi a presença de atrizes-revelação: Sissy Spacek foi indicada por Carrie, enquanto Jodie Foster foi indicada a coadjuvante por Taxi Driver.

No ano de 1978 o Oscar de melhor filme foi para Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, protagonizado pela dupla Woody Allen (que não levou o prêmio de ator, que foi para Richard Dreyfuss por A Garota do Adeus, maslevou o de diretor e de roteiro, este dividido com Marshall Brickman) e Diane Keaton - esta vencedora do prêmio. Curioso ver que Dreyfuss e Allen concorreram na categoria de melhor ator com John Travolta, que foi indicado por causa de Os Embalos de Sábado à Noite!

Esta edição do Oscar também foi marcada pela presença do primeiro Guerra nas Estrelas (ou quarto, na cronologia da história), que recebeu onze indicações, vencendo em direção de arte, figurino, efeitos visuais, edição, música original e som, além de ter recebido um prêmio especial por ajudar na evolução dos efeitos sonoros no cinema. O filme perdeu nas categorias filme, diretor (George Lucas), roteiro (George Lucas novamente) e ator coadjuvante (Alec Guinness). Outro futuro rei de Hollywood que marcou presença foi Steven Spielberg, com seu Contatos Imediatos do Terceiro Grau. O filme também levou um caminhão de indicações, e venceu como melhor direção de fotografia, com justiça.

Continua mais tarde ou amanhã.

Nenhum comentário: