terça-feira, 22 de fevereiro de 2005

Mais sobre o festival da Claro

22/02/2005 - 09h34
Festival "Claro que É Rock" reúne internacionais e indies
THIAGO NEY
da Folha de S. Paulo


Bandas independentes de todo o Brasil tocando para 30 mil pessoas ao lado de grandes grupos internacionais. Essa é a idéia por trás do "Claro que É Rock", festival que acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro em setembro. O evento terá sede carioca em 15 e 16/9 e paulista, em 16/9 e 17/9. Os locais ainda não foram fechados.

Dois palcos serão montados. Um abrigará três grupos brasileiros e dois internacionais, durante cada dia. O outro palco será ocupado por oito bandas independentes de todo o país.

Os nomes internacionais ainda estão sendo negociados pela produção do festival. Os norte-americanos Green Day e Audioslave estão na lista. O primeiro estourou com o segundo álbum, "Dookie", em 1994, que misturava punk com elementos pop, e está escalado para ser o headline do festival de Reading, na Inglaterra; o segundo é um filhote do cultuado Rage Against the Machine e leva pitadas rap ao hard rock.

As oito bandas que estarão no palco destinado aos independentes serão escolhidas a partir de seleções realizadas durante a turnê do grupo inglês Placebo no Brasil.

O Placebo tocará em oito datas: 15/4, em Recife, no primeiro dia do festival Abril pro Rock; 16/4, em Salvador; 19/4, em Porto Alegre; 21/4, em Florianópolis; 23/4, em Brasília; 26/4, em Campinas; 27/4, em São Paulo, no Credicard Hall; 29/4, no Claro Hall, no Rio de Janeiro.

Seletivas

Antes de cada show dos ingleses, subirão ao palco cinco bandas. Cada uma tocará por 20 minutos. Um júri de cinco pessoas (formado por representantes da produção do evento, do meio artístico da cidade e por jornalistas) escolherá a vencedora, que, além de ganhar um lugar no festival de setembro, receberá R$ 15 mil em equipamentos musicais.

No festival, em setembro, um novo júri escolherá a melhor das oito bandas finalistas. Esta terá o direito de gravar um CD, de fazer dois videoclipes e ganhará uma van para sair em turnê pelo país.

Para participar das seletivas, as bandas devem mandar material para a caixa postal 37.808, CEP 22640-970, no Rio de Janeiro.

A escolha dos grupos que estarão nas seletivas será feita pelas produtoras D+3 e Toca do Bandido, esta última de Wagner Vianna, que foi parceiro do produtor musical Tom Capone. Morto no dia 2 de setembro do ano passado, num acidente de moto em Los Angeles, Capone foi o idealizador do formato do festival.

Placebo

Liderado pelo vocalista Brian Molko, uma esquisita figura de porte franzino e visual andrógino, o trio Placebo ficou bastante famoso no meio dos anos 90 ao reciclar idéias do glam rock de David Bowie e T.Rex.

O grupo, natural de Londres, vem ao Brasil pela primeira vez e já lançou quatro discos: "Placebo" (em 1996), "Without You I'm Nothing" (1998), "Black Market Music" (2000) e "Sleeping with Ghosts" (2003).
No ano passado, a banda lançou "One More with Feeling", coletânea com os principais hits da carreira, como "Nancy Boy", "Pure Morning", "Every You Every Me", "Slave to the Wage" e "You Don't Care about Us".

Além da turnê brasileira, a banda toca ainda na Argentina e no Chile.

Nenhum comentário: