quinta-feira, 16 de setembro de 2004

Pra quem já estava sentindo falta...

16/09/2004 - 08h57
Maior edição da Paraolimpíada começa na sexta-feira em Atenas
FERNANDO ITOKAZU
da Folha de S.Paulo, em Atenas

A Paraolimpíada de Atenas, que começa nesta sexta-feira, 19 dias após o encerramento da Olimpíada, terá como uma de suas principais bandeiras o combate à fraude.

Para esta edição, a maior da história, o Comitê Paraolímpico Internacional tomou medidas para evitar que se repitam casos que mancharam a última edição, em Sydney, quatro anos atrás.

Tanto quanto pelos feitos alcançados pelos atletas deficientes, a Paraolímpíada australiana ficou marcada por uma trapaça e pelo recorde no caso de competidores que buscaram a glória fazendo uso de métodos ilícitos.

Em Sydney, o jornalista Carlos Ribagorda se infiltrou na equipe espanhola de basquete para deficientes mentais e participou da campanha que resultou no ouro.

Após os Jogos, ele publicou uma reportagem na revista "Capital" denunciando a fraude. A primeira conseqüência foi a queda do presidente da Federação Espanhola de Esportes para Deficientes Mentais, Fernando Vicente.

Nos anos seguintes, o CPI percebeu que alguns países não eram tão rigorosos assim na hora de classificar seus deficientes.

Resultado: decidiu suspender essa categoria (basquete para deficientes mentais), que desde Atlanta-96 fazia parte do programa paraolímpico, em Atenas-04.

Questionado ontem pela Folha, após a entrevista coletiva em que a organização do Parapan-Americano Rio-2007 apresentou seu projeto ao CPI, o presidente da entidade, Phil Craven, não quis responder se ainda havia brechas para novas fraudes.

"Teremos outras oportunidades de discutir esse assunto. Não posso falar agora, estou com pressa", afirmou o dirigente.

Na semana passada, a reportagem já havia contatado a assessoria do CPI questionando sobre o assunto. Não obteve resposta.

Outro problema que se abate na Paraolimpíada é o doping.

O recorde de atletas flagrados em Paraolímpiadas aconteceu em Sydney-2000, quando foram registrados dez casos.

Para o dirigente, em esporte de alto rendimento é difícil não esperar que alguns tentem melhorar a performance ilegalmente.

Craven afirma que o comitê está no caminho certo na luta contra o doping. Segundo ele, o aumento de casos é resultado do investimento que o CPI faz na área.

"Temos um relacionamento muito próximo com a Wada [Agência Mundial Antidoping], que terá uma equipe aqui."

Craven fala que jogará duro contra o doping e citou o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional) como modelo.

"Se um paraolímpico é estúpido o suficiente para usar doping, vamos fazer como o Jacques Rogge: tolerância zero", afirmou.

Apesar da grave crise recente que desfalcou principalmente a equipe de atletismo dos EUA, a Olimpíada de Atenas registrou o maior número de atletas flagrados com substâncias proibidas: 24, com sete medalhas cassadas.

O recorde anterior era de Los Angeles-84, com 12 casos.

O presidente do comitê paraolímpico afirmou que serão realizados na capital grega entre 6.000 e 7.000 exames. "Atacaremos alguns pontos específicos, como os recordistas mundiais e os ganhadores de medalhas."

A Paraolimpíada grega terá 143 países e cerca de 4.000 atletas. Em Sydney, os Jogos atraíram 123 delegações e 3.824 competidores.
---------------------------------------------
O Sportv transmitirá a Paraolimpíada.

Nenhum comentário: