09/09/2004 - 12h44
MEC vai substituir Office por programas de código aberto
da Folha Online
O MEC (Ministério da Educação e do Desporto) realiza, às 14h30 desta quinta-feira, o lançamento do projeto de adoção do software livre. O órgão vai passar a usar programas de código aberto no lugar do Office, produzido pela Microsoft. O objetivo é reduzir os atuais gastos com software.
Além de Fernando Haddad, ministro interino da Educação, o evento terá a participação de Sérgio Amadeu, presidente do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), e Gustavo Queiroz, diretor de Tecnologia da Informação do Metrô de SP
A primeira etapa do projeto já foi realizada, e contou com a instalação do OpenOffice -- programas de escritório compatíveis com o Office, da Microsoft. Um browser de código aberto ainda foi instalado em todas as máquinas do ministério.
O período de transição é de três meses. Nesse tempo, as pessoas poderão acessar o software usado atualmente, enquanto uma equipe de monitores fará a aplicação de questionários para identificar as necessidades de uso dos usuários do MEC.
O processo será implantado de acordo com critérios de segurança, qualidade, diminuição de custos e autonomia tecnológica. A data limite para a desinstalação do Office, da Microsoft, em todas as áreas do MEC será dia 20 de novembro.
-----------------------------------------------------------------------
O maior problema será o tal browser de código aberto, porque a maioria das páginas são feitas pra quem usa o Internet Explorer. Desenvolvedores cagam e andam pra quem usa Netscape, Opera, Mozilla...
sexta-feira, 10 de setembro de 2004
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário