quarta-feira, 29 de setembro de 2004

Como vão controlar, por favor?

29/09/2004 - 14h47
Schwarzenegger assina lei anti-spyware na Califórnia
da Folha Online

Arnold Schwarzenegger, governador do Estado da Califórnia (EUA), assinou na terça-feira uma lei que proíbe spywares --programas que são instalados sem o conhecimento do usuário e ficam escondidos monitorando as atividades do internauta.

A lei abre caminho para que os consumidores processem empresas e pessoas físicas responsáveis pelos prejuízos causados pelo spyware, disse Kevin Murray, democrata que propôs a lei em fevereiro deste ano.

Muitas vezes os usuários não sabem que esses programas estão sendo instalados nos computadores --os spywares chegam às máquinas embutidos com outros aplicativos, como o Kazaa (usado para trocar músicas) e jogos on-line.

Prejuízo

Na melhor das hipóteses, eles prejudicam o computador, causando lentidão. Em casos mais graves, porém, esses aplicativos podem registrar todas as senhas digitadas e roubar dados financeiros do usuário, que depois são enviados para hackers e outros golpistas virtuais.

A nova lei, entre outras coisas, impede que os spywares registrem as teclas digitadas pelo internauta, o que poderia levar a obtenção de senhas importantes. Os programas também não podem mais fazer cópias do histórico de navegação do usuário.

A lei ainda proíbe que hackers controlem o computador de um usuários para enviar spam --as mensagens não-solicitadas de e-mail-- ou vírus. Código usado para burlar a segurança dos sistemas e instalar os programas também estão proibidos.
----------------------------------------------------------
Confesso não ter entendido como essa lei pode agir... mas que spyware é uma praga escrota, isso é fato incontestável.

Nenhum comentário: