quarta-feira, 28 de julho de 2004

Pô, o cara tá mesmo em campanha...

28/07/2004 - 15h53
Michael Moore provoca Bush exibindo novo filme em cidade do Texas
OLIVIER KNOX
da France Presse, em Crawford (EUA)

O documentário "Fahrenheit 11 de Setembro", que critica o comportamento do presidente George W. Bush, deve começar a ser exibido hoje na cidade de Crawford, no Texas, onde fica o rancho de Bush, apesar das últimas informações de que o cineasta Michael Moore cancelou sua visita à cidade.

As primeiras informações de que Moore estaria a caminho de Crawford, um povoado de 705 pessoas, provocou desdém da Casa Branca, mas causou fúria e preocupação entre os moradores, incluindo um que deixou sua mensagem num esterco de vaca.

"Para Michael Moore, de James Douglas, um monte de merda merece outro monte de merda!!!", dizia uma nota sobre uma pilha de sacos de esterco.

O cineasta planejara a viagem a Crawford a pedido de ativistas locais da Peace House (Casa da Paz), uma organização de críticos da guerra do Iraque.

A polícia de Crawford se preparou para manifestações, as quais, segundo os policiais, devem mais do que triplicar a população da cidade, e ficou aliviada com as informações posteriores de que Michael Moore tinha desistido da visita.

"Isso faz com que as coisas fiquem bem mais fáceis", disse o oficial da polícia de Crawford Ken Jones, que confirmou que os organizadores do evento procuraram as autoridades para avisar que Moore não iria aparecer.

"Não estamos esperançosos de que Moore virá, mas vamos projetar o filme. Esse era o plano de qualquer forma", disse Skip Londos, um dos ativistas locais, por telefone.

Perguntado sobre a possível visita do cineasta, um morador de Crawford afirmou: "Não precisamos dele aqui. Não queremos ele aqui. Ele deveria ficar em casa. George Bush tem sido bom para gente."

Bush está passando alguns dias em seu rancho, onde deve ficar até amanhã, quando retornará a Washington.

A Casa Branca deu pouca importância às perguntas se Bush aceitaria o convite para assistir ao filme, que trata da reação do presidente aos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 e da subseqüente Guerra do Iraque.

Apesar das fortes críticas de Moore a Bush, o Partido Democrata tem se mantido a uma certa distância do cineasta. O candidato democrata à Casa Branca, John Kerry, disse recentemente que não está com pressa de assistir ao filme e Moore não está entre as grandes celebridades, como o ator Ben Afleck, que vêm aparecendo regularmente na campanha.

Apesar de não ter um papel oficial entre os democratas, Moore está prestigiando a Convenção Nacional Democrata, que está acontecendo na cidade de Boston.
--------------------------
O filme deve estrear sexta-feira em todo o Brasil. Quem diria, um documentário com ares de superestréia... valeu, Bush!

Nenhum comentário: