segunda-feira, 26 de julho de 2004

Outra desgraça tosca:

Pirâmides circulam rapidamente na web brasileira
Segunda-feira, 26 de julho de 2004 - 20h34

SÃO PAULO - As famosas pirâmides dos anos 80, que levaram milhões de pessoas em todo o mundo a dar dinheiro para quem elas nem conheciam pela promessa de lucro fácil, estão de volta em novas versões na web - e, como era de se esperar, abusando do spam. E também com novo nome: Árvore.

Dois textos diferentes chegaram à redação da INFO neste final de semana. Ambos levam o internauta para um mesmo endereço (http://2068.arvore.com), que redireciona para o site Clube Renda Segura - que usa o seguinte slogan: "Aqui dinheiro dá em árvore!". E promete: "Conheça esse incrível sistema e descubra como ter uma renda de até R$ 1 392,00 mensais!". O negócio, batizado como Marketing de Rede, envolve ainda a oferta de um seguro de acidentes pessoais no valor de 45 mil reais em caso de morte e de 45 mil reais em caso de invalidez permanente.

Com o meio virtual, as "árvores", viraram também uma grande fonte de spam, já que o internauta que integrar o "clube" deve passar o contato de outras pessoas para a tal "lista". Ou seja: o interessado dá o nome de outras pessoas para os spammers. Outro indício de spam: nenhuma das mensagens que chegaram à INFO trazia, no link, o endereço verdadeiro do site por elas divulgado.

Uma das mensagens, que chegou com o assunto "Não há nada igual", traz exemplos de quanto uma pessoa pode ganhar em tantas semanas de participação e pede para o destinatário cadastrar três pessoas no sistema. A outra chegou com o assunto "Crise???" e com um texto mais emotivo, com frases apelativas como "A crise é a melhor bênção que pode acontecer às pessoas - e até mesmo aos países. Porque a crise traz progresso, a criatividade nasce da angústia e o dia lindo vem do ventre da tempestade escura", e por aí vai.

Veja o que diz o site:

"Ao contrário de outros sistemas de Marketing de Rede em que você tem que correr exaustivamente atrás para conseguir crescer sua árvore para ter alguma renda. No Nosso Negócio usamos o sistema de Matriz Forçada com indicação automática. Você se beneficia, pois seus ascendentes e descendentes estarão trabalhando para o crescimento de uma mesma árvore que é a sua também, favorecendo um crescimento uniforme e por igual de todas as árvores".

"Pessoas indicadas pelos seus patrocinadores poderão TRANSBORDAR para sua árvore imediatamente logo após a sua ativação. Algumas pessoas tiveram sua primeira linha de patrocínio preenchida quase que instantaneamente por transbordamento. ISSO PODE ACONTECER COM VOCÊ!".

"Ao associar-se você estará adquirindo o direito de vender quotas do Clube Renda Segura para quantas pessoas quiser, participando efetiva e diretamente na associação delas, e recebendo pelas suas indicações conforme tabela de remuneração (...), formando assim uma Renda Segura para você e sua família por toda vida".

Renata Mesquita, do Plantão INFO
----------------------------------------
Recebo isso aos montes aqui... às vezes conseguem passar pelo antispam:/

Nenhum comentário: