quarta-feira, 14 de julho de 2004

3 bilhões??????

13/07/2004 - 11h27
Internautas baixam 3 bilhões de músicas por dia, diz estudo
da Folha Online

Conexões mais rápidas com a web estão fazendo os internautas baixarem duas vezes mais filmes, músicas e jogos do que eles copiavam da rede mundial de computadores há um ano, revelou um estudo publicado nesta terça-feira.

Isso significa que, por dia, 3 bilhões de músicas e 5 milhões de filmes viajam entre computadores do mundo inteiro pelas redes de compartilhamento de arquivos, de acordo com a CacheLogic, empresa de tecnologia de Cambridge, Inglaterra.

A companhia estima que os usuários espalhados em todos os continentes troquem o equivalente a 10 petabytes --10 milhões de gigabytes (GB)-- de dados, sendo que a maioria dessa informação está na forma músicas, filmes, programas e games protegidos por direitos autorais.

Segundo a companhia, o tráfego de dados continua sendo um obstáculo para o crescimento das lojas de downloads de músicas, como a iTunes, da Apple, que já vendeu mais de 100 milhões de canções.

A popularidade das redes de troca de arquivos também está custando aos grandes provedores de internet US$ 10 milhões por ano com gastos de manutenção de rede.

Novas redes

"As gravadoras falam que estão vencendo a guerra contra a troca de arquivos, mas não estão", disse Andrew Parker, co-fundador da CacheLogic. "Os usuários estão simplesmente usando outras redes para trocar arquivos [e fugir do controle das gravadoras]."

Quando as gravadoras começaram a processar os internautas mais ativos na troca de músicas pela web, vários deles deixaram de usar programas conhecidos --como o Kazaa, Morpheus e Grokster-- para usar aplicativos como o Bit Torrent e o eDonkey, muito populares na Ásia e Europa.

O tipo dos arquivos transferidos também mudou, segundo a CacheLogic. A maioria dos arquivos enviados pelas redes agora superam os 100 MB. Isso significa que os usuários estão mais propensos a baixar filmes e jogos, segundo a empresa. Os resultados da pesquisa foram obtidos a partir de monitorações diárias sobre o fluxo de dados enviados pela internet.
-----------------------------------------------
BitTorrent é perfeito pra filmes, seriados e jogos... foi por ele que eu e meu irmão vimos o final da terceira temporada de 24 Horas uns dois meses antes da exibição por aqui...:)

E de resto, download de músicas pela rede é um caminho sem volta. Ou as gravadoras baixam os preços dos CDs ou a coisa tende a piorar ainda mais.

Nenhum comentário: