sexta-feira, 23 de janeiro de 2004

Hoje também é dia de sofrer pela seleção.

11h47 23/01/2004

Brasil faz primeira final contra o Chile

Para não depender de outros resultados e garantir vaga em Atenas, seleção precisa vencer anfitriões e depois o Paraguai.

João Henrique Medice, enviado especial do Pelé.Net

VIÑA DEL MAR - O Brasil volta a jogar pressionado. Após superar a Colômbia na repescagem e garantir presença no quadrangular final do Pré-Olímpico, a seleção enfrenta nesta sexta-feira o Chile precisando da vitória para não ser precocemente eliminado do torneio, que garante duas vagas nos jogos de Atenas.

A derrota para a Argentina, por 1 x 0, na quarta-feira, complicou o Brasil, que sonha com a inédita medalha de ouro na Olimpíada. Este é o único triunfo que não faz parte da vitoriosa galeria brasileira. O jogo, que acontece no histórico estádio Sausalito, será disputado às 23h10 (de Brasília).

Caso perca para o Chile e Argentina e Paraguai empatem (partida preliminar), o time dirigido por Ricardo Gomes estará fora da disputa. Os anfitriões da competição foram superados pelos paraguaios, de virada, por 2 x 1. A última rodada do Pré-Olímpico está marcada para domingo (dia 25).

"Agora, teremos duas finais pela frente. Precisamos ganhar os dois jogos, não existe alternativa", decretou o treinador.

O gol marcado por Gonzalo Rodríguez, aos 32min do segundo tempo, acabou com a tranqüilidade brasileira. Os sorrisos, comuns após a boa vitória diante dos colombianos, foram substituídos por expressões sisudas e preocupadas.

"Jogador de seleção brasileira precisa estar preparado para as cobranças. Sempre foi assim. Temos a obrigação de ganhar tudo o que disputamos e vamos buscar o nosso objetivo", disse Diego.

O capitão Edu Dracena confia na classificação. Porém o zagueiro do cruzeiro teme apenas que a ansiedade possa atrapalhar o elenco.

"Na primeira fase também passamos sufoco e deu tudo certo. Não teremos jogos fáceis, é verdade, mas confio muito no Brasil. Se estivermos em uma grande noite e as bolas entrarem, venceremos o Chile. Tenho certeza", discursou.

Não bastasse enfrentar um adversário forte, os jogadores sabem que os chilenos dificultarão a missão brasileira porque também necessitam da vitória. A inesperada derrota para o Paraguai inflamou os donos da casa. "Partiremos com tudo para cima do Brasil", avisou o atacante Joel Soto.

Na primeira fase, brasileiros e chilenos empataram por 1 x 1. Alex abriu o placar e Baeausejour descontou. "Será um clássico. Eles jogam dentro de casa, serão apoiados pela torcida e farão de tudo para vencer. Aposto em um confronto nervoso", previu o volante Fábio Rochemback.

Ricardo Gomes deverá manter a mesma equipe que enfrentou a Argentina. Wendel e Diego, recuperados de dores musculares, foram liberados.

No Chile, Juvenal Olmos promove os retornos de Leal, Jorge Valdivia e Miguel Riffo. Além disso, alguns jogadores voltam a atuar em suas posições de origem, casos de Luis Figueroa, Mark González (nas laterais), Joel Soto e José Luis Villanueva (fixos no ataque).

CHILE x BRASIL

Data: 23/01/2004 (sexta-feira)
Horário: 23h10 (de Brasília)
Local: Estádio Sausalito, em Viña del Mar
Árbitro: Luis Solorzano (Venezuela)

Chile
Claudio Bravo; Miguel Riffo, Ismael Fuentes e Miguel Aceval; Luis Figueroa, Jorge Carrasco, Braulio Leal, Jorge Valdivia e Mark González; Villanueva e Soto
Técnico: Juvenal Olmos

Brasil
Gomes; Maicon, Alex, Edu Dracena e Wendel; Fábio Rochemback, Dudu Cearense, Daniel Carvalho e Diego; Robinho e Marcel
Técnico: Ricardo Gomes

Nenhum comentário: