sexta-feira, 27 de fevereiro de 2004

Quem será o felizardo?

27/02/2004 - 18h10

Universal investe na China atrás do CD de 100 milhões de cópias

HONG KONG (Reuters) - A divisão de música do conglomerado Vivendi Universal, sediado em Paris, anunciou na sexta-feira ter formado um joint venture de 100 milhões de iuans (12,08 milhões de dólares) na China para fortalecer sua presença no setor de entretenimento do país, assolado pela pirataria.

"A China é o lugar onde ainda pode vir a ser vendido o primeiro álbum da história da música a alcançar o marco de 100 milhões de cópias", disse o presidente da Universal Music no sudeste asiático, Harry Hui, em briefing à imprensa em Hong Kong.

A empresa não fixou metas de retorno sobre o investimento feito no joint venture com o Shanghai Media Group (SMG), disse ele, mas está disposta a investir mais quando for preciso para dar o suporte necessário ao empreendimento.

A SMG, que pertence ao Estado, é a segunda maior empresa de mídia na China, perdendo apenas para a emissora estatal CCTV. Suas empresas de mídia podem chegar a 100 milhões de pessoas em 200 cidades chinesas.

Uma circular do governo à qual a Reuters teve acesso este mês mostra que a China abriu o caminho para que investidores estrangeiros adquiram o controle em empresas de mídia. A iniciativa liberta o setor, dominado pelo Estado, para abrir seu capital e atrair investimentos.

As novas diretrizes sobre investimentos diretos fazem referência específica a investidores nacionais privados, mas não excluem os investimentos feitos por empresas do exterior.

A Universal disse que seu joint venture, a SUM Entertainment Ltd, é o primeiro desse tipo formado entre uma grande empresa internacional de entretenimento e uma companhia de mídia chinesa.

"Eu não poderia imaginar um momento melhor para ampliar nossas operações na China", disse Hui.

A SUM, controlada em 49 por cento pela Universal, vai trabalhar em setores que incluem a criação de conteúdos, o gerenciamento de artistas e o marketing.
--------------------------------------------
A bronca é: quem tem naipe pra vender 100 milhões de cópias hoje em dia? Não consigo imaginar ninguém...

Nenhum comentário: