terça-feira, 3 de fevereiro de 2004

Começando pela sexta-feira... fui bem acompanhado ao Festival de Verão do Recife. Chegamos cedo, porque achávamos que um evento maciçamente divulgado, com grana da Globo no meio, seria organizado decentemente. Ledo engano. Um treco que está marcado para as 21 horas não pode começar perto da meia-noite. Ok, a chuva atrapalhou bastante, 50 mil pessoas sairam do Classic Hall ensopadas, mas que fique a lição para o ano que vem.

Os shows que vimos, na ordem:

Cidade Negra - os caras resolveram bancar a banda cover. Tocaram umas dez, doze músicas, sendo apenas DUAS do seu repertório próprio. O resto foi música dos outros. Arriscaram até uma versão de "Soldados", da Legião. O instrumental estava bacana, mas Toni Garrido não nasceu pra cantar esse tipo de música. Resumindo, um show fraco e frustrante.

Skank - Prejudicados pelo som, começaram a apresentação tocando músicas do mais recente trabalho, Cosmotron, o que configurou um grave erro. Ninguém reconhecia as músicas, a platéia estava fria, e a chuva só atrapalhava. Quando tocaram "É Uma Partida de Futebol" a coisa engrenou e daí para a frente, foi só alegria. O público se agitou, mesmo com a tempestade, e os mineiros mostraram todo o seu carisma e talento.

Nação Zumbi - Do pouco que vi do show, ficou a permanente sensação de que sempre há algo fora do lugar. Os músicos estão entrosados, realmente, mas falta alguma coisa. Mesmo.

Titãs - Quem tem mais de 20 anos de carreira sabe como fazer. Mesmo que de forma um tanto burocrática e sem o mesmo pique de outras eras, a banda mandou um "expressinho" de alguns dos maiores sucessos da carreira, como "Polícia", "Flores" e "Bichos Escrotos". Também tocaram algumas coisas mais recentes, muito bem recebidas pela platéia, como "Epitáfio" e "A Maior Banda de Todos os Tempos da Última Semana". A galera gostou. E eu também.

Biquini Cavadão - Os caras não apareciam aqui em Pernambuco há doze anos - há doze anos eu nem aqui morava ainda - e mandou um show curto com a maioria de seus grandes sucessos, como "Tédio" e "Zé Ninguém". O vocalista Bruno provou ter enorme carisma e saber levantar um público a princípio frio. A banda apresentou uma música nova chamada "Daniela".

Assim que acabou o show do Biquini, eram quase 5 da matina e fomos embora. Não vimos os shows de Alceu Valença, Los Hermanos, Tribo de Jah e Otto, que começou a tocar às 8 da manhã...

Diz a lenda que no sábado os shows começaram na hora. Alguém confirma?

Nenhum comentário: