quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

Downloads da semana

Botei o Soulseek pra trabalhar, e consegui umas coisinhas bem bacanas, como...

-- N.W.A. (Niggaz With Attitude), grupo de rap de Los Angeles que reunia o hoje ator e produtor de cinema Ice Cube, o hoje produtor de rap Dr. Dre, o finado Easy-E, dentre outros menos cotados. Foram, ao lado do Ice-T, pioneiros do gangsta rap, mas sem o estilo eu-sou-fodão de hoje em dia. O lance era mais barra pesada, mas sem se levar tão a sério. Recomendo o disco Straight Outta Compton, de 1988.

-- Eric B. & Rakim, também rap old school, mas eles eram de uma linha mais festeira e com letras mais sociais, como o Public Enemy. É deles "Paid In Full", cuja batida foi exaustamente repetida em centenas de outras canções nos anos seguintes. Recomendo o álbum Paid In Full, de 1987.

-- The The, uma banda britânica liderada por Matt Johnson, com vários músicos convidados. Fazendo algo entre o new wave, o pós-punk, o experimental e o eletrônico, ele nunca conseguiu um grande sucesso comercial, exceto pelo hit "This is The Day", do disco Soul Mining, de 1983. Dentro deste e de outros discos, há grandes canções como "Undertain Smile", "The Beat(en) Generation" e "Perfect". Vale a pena descobrir. Um bom começo é a coletânea 45 rpm - The Singles, que reúne os principais compactos do grupo, e ainda tem um CD bônus com excelentes remixes.

-- Sneaker Pimps, banda de trip-hop/eletrônico baseada em Bristol, Inglaterra, desde fins dos anos 90. Batidas dançantes, vocais sexies, refrões grudentos. A fórmula é quase perfeita. Músicas como "Spin Spin Sugar" e "Velvet Divorce" (essa tem na trilha de A Life Less Ordinary) são duras de esquecer. Trabalho recomendado: Becoming X, de 1996.

-- Finalizando, um arquivo com toda a discografia do The Police, incluindo material ao vivo. Incluindo um disco do tempo em que eles eram um quarteto e atendiam pelo nome Strontium 90. A versão pré-histórica de "Every Little Thing She Does Is Magic" é uma pérola.

Longa vida ao MP3. Em tempos de CDs caros demais...

Nenhum comentário: